Governo garante repasses do Programa do Leite até o final de 2016

Prorrogação foi confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Social
Governo garante repasses do Programa do Leite até o final de 2016

Os esforços, junto ao Governo Federal, do governador Renan Filho e do secretário de Estado da Agricultura, Pesca, e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, para prorrogação do Programa do Leite em Alagoas apresentaram resultados. Em reunião intermediada pelo deputado federal Paulo Fernando dos Santos, em Brasília, a assessoria da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, garantiu o repasse dos recursos até dezembro de 2016.

O assunto havia sido debatido pelo governador alagoano e pela ministra na semana passada, quando Renan Filho cumpriu agenda de trabalho na capital federal.

O Programa do Leite é operacionalizado pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e hoje atende 80 mil famílias com renda familiar mensal inferior a um salário mínimo, que recebem um litro de leite por dia.

Para cada litro de leite repassado ao programa, cada um dos 4 mil pequenos produtores cadastrados recebe R$ 1,14, tendo uma cota limite de 19 litros de leite/dia. Segundo o secretário Álvaro Vasconcelos, a meta do Governo do Estado e da CPLA é ampliar o número de fornecedores e chegar a 120 mil famílias beneficiadas.

“A garantia de continuidade do programa é o resultado de um esforço concentrado do governador Renan Filho, da Secretaria de Agricultura e da nossa bancada federal. Com a prorrogação dos repasses, vamos lutar agora pela ampliação desse programa que mudou a vida de tantos agricultores familiares alagoanos”, disse Vasconcelos.

O secretário ressaltou a necessidade do cadastro. “Reforçamos a parceria com a CPLA para que o cadastro dos produtores rurais pronafianos[ Oriundos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] que fornecem o leite, seja atualizado e vamos enviar um plano de ação ao MDS para atender 120 mil famílias”, disse.

De acordo com o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, que participou da reunião em Brasília, a garantia dada pelo MDS serve de incentivo aos produtores ligados ao programa e traz alívio às famílias beneficiadas.

“Também conseguimos acertar a vinda de recursos para pagamento da próxima quinzena, enquanto os documentos da prorrogação estão sendo preparados. O Programa do Leite tem uma importância social muito grande, além de ser uma alternativa de sustento para os pequenos produtores”, disse Monteiro.


Ascom Seapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate