Estado quer atrair fábrica de móveis de para Alagoas

Estado quer atrair fábrica de móveis de para Alagoas

No dia 1º de junho, em meio as negociações salariais com os militares e uma visita que fez ao interior, o governador Renan Filho abriu espaço em sua agenda de trabalho para uma reunião com executivos do Grupo K1, controlador de uma das maiores fábricas de móveis da América Latina, a Kaspperg.

O governador deixou “escapar” a informação ao acaso, até porque ele prefere fazer anúncios de “fatos concretos”. No entanto, menos de uma semana depois, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires estava em São Paulo reunida com os executivos da Duratex.

“Na oportunidade, o executivo Antônio Jardim Oliveira e demais membros da diretoria da empresa anunciaram a manutenção de investimentos em Alagoas, onde está prevista a implantação de uma indústria de laminados”, diz texto de reportagem da Agência Alagoas distribuída no dia 9 passado.

O que uma coisa tem a ver com a outra? Tudo. O negócio da Kaspperg em Alagoas só é viável em Alagoas se a indústria tiver garantia de suprimentos de laminados para fabricação de seus móveis.

Em ‘joint venture’ com a Usina Caeté, a Duratex vai investir aproximadamente R$ 72 milhões em Alagoas em obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos para a fábrica de laminados. A previsão é de que o início das operações aconteça entre 2018 e 2019. Em seu pleno funcionamento, a unidade fabril terá capacidade de produção de até 400 mil m³.

Assim como acontece com a Braskem, que fornecedor de insumos e matérias-primas para várias outras indústrias do setor químico e plástico que se instalaram em Alagoas por conta da atuação da indústria, a Duratex também deve atrair para o estado outras fábricas que trabalham com seus produtos, a exemplo da Kappesberg.

O Grupo K1 (Kappesberg) é um dos maiores do setor na América Latina. Localizado na cidade de Tupandi/RS, possui mais de 200 mil m² de área fabril e 1800 colaboradores. Entre vários outros fatores, o grupo destaca-se por oferecer ao mercado consumidor uma grande variedade de produtos e lançamentos baseados em tecnologia e design inovadores.

Embora evite anunciar qualquer negócio antes de torná-lo real, Renan Filho tem apostado muito no novo viés econômico para Alagoas em torno do eucalipto. Pilotado, inicialmente, pelo empresário Fernando Farias, a implantação do projeto ganha corpo e o estado tem tudo para se transformar em um dos maiores produtores de eucalipto do país.

Versão oficial

A Agência Alagoas registrou a reunião de Jeanine Pires com a Duratex. Veja:

Empresa garante manutenção de investimentos em Alagoas

A secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, esteve reunida, na cidade de São Paulo, na última terça-feira (07), com a diretoria da empresa Duratex, uma das líderes na fabricação de painéis de madeiras, louças e metais no Brasil. Na oportunidade, o executivo Antônio Jardim Oliveira e demais membros da diretoria da empresa anunciaram a manutenção de investimentos em Alagoas, onde está prevista a implantação de uma indústria de laminados.

Jeanine Pires explicou que a Duratex anunciou, na última semana, a suspensão de investimentos em Minas Gerais, devido ao atual cenário econômico, mas considera que o projeto de Alagoas se ajusta melhor à demanda da empresa para seus mercados consumidores.

Edivaldo Junior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate