Estados discutem efeito das mudanças climáticas nas zonas costeiras

Estados discutem efeito das mudanças climáticas nas zonas costeiras

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza, nesta terça (07) e quarta-feira (08), em Brasília, a oficina de trabalho Metodologia, Ferramentas e Bases de Dados para a Avaliação dos Impactos das Mudanças Climáticas nas Zonas Costeiras. O Instituto do Meio Ambiente (IMA), responsável pela coordenação do Programa de Gerenciamento Costeiro no Estado, participa do evento para melhorar as ações na costa alagoana.

O coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA, Ricardo César, representa o estado no evento, que pretende promover o diálogo entre a comunidade técnica-científica e gestores públicos para nivelamento das iniciativas e estudos sobre risco e vulnerabilidade da zona costeira aos efeitos das mudanças climáticas.

Ricardo César disse que o Estado deve acompanhar os estudos e o avanço das discussões que envolvem a questão em Alagoas, “como o avanço do mar e as ações para adaptação às mudanças”.

Durante os dois dias de trabalho, pesquisadores e gestores devem trocar experiências e aprendizados sobre a temática e conhecer a proposta de projeto, que deverá ser desenvolvido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (CEPAL) e pelo Instituto de Hidráulica da Cantábria (IHC), em parceria com o MMA.

Representantes de instituições de pesquisa dos estados de Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, São Paulo e Rio de Janeiro apresentarão estudos sobre o mapeamento de áreas vulneráveis, geotecnologias aplicadas ao monitoramento, quantificação do risco costeiro, indicador de vulnerabilidade e formas de adaptação.

Há, ainda, a apresentação de estudos dos efeitos das mudanças climáticas nas costas da América latina e Caribe. Outro importante tema abordado será a utilização de dados oceanográficos e geoespaciais.

Segundo Ricardo César, os coordenadores das equipes dos programas de gerenciamento costeiro de todo o país deverão aproveitar a oportunidade para se reunir, na quinta-feira (09).

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate