Secretário de Ciência e Tecnologia profere palestra sobre o desenvolvimento do Nordeste

Secretário de Ciência e Tecnologia profere palestra sobre o desenvolvimento do Nordeste

O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Pablo Viana, foi convidado para proferir palestra sobre O Atual Cenário das Iniciativas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico na Região Nordeste, em reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados Federais, em Brasília, a qual ocorrerá nesta terça-feira (7), às 14h30, no Plenário 7, anexo II, da Câmara.

A reunião terá a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e demais secretários dos estados do Nordeste da mesma pasta. O requerimento que solicitou o encontro é de autoria dos deputados Hélio Leite, Luciana Santos e João Henrique Caldas, este último de Alagoas.

Segundo consta no requerimento, é necessário um levantamento de quais projetos e ações estão ocorrendo no Nordeste para avançar na área de ciência, tecnologia e inovação e colocar a região em patamares de competitividade com outras regiões mais desenvolvidas.

Cenário em Alagoas

Viana explanará sobre as organizações que participam do sistema de ciência, tecnologia e inovação no Estado, levando em consideração que o projeto de lei 2177/2011, que institui o Código Nacional de Ciência e Tecnologia, o qual tramita na Câmara e está para entrar em votação, também aborda esse assunto.

Segundo o secretário, “o projeto de lei é uma aposta ousada, uma vez que revê diferentes aspectos do vínculo e regime de trabalho de pesquisadores em instituições públicas, relações com a iniciativa privada, tributação de importação, além de outros fatores que impactam, na atualidade, sobre a competitividade do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) brasileiro, quando em comparação a outros países desenvolvidos e emergentes”.

Ao mesmo tempo, o secretário entende que a proposta do Código Nacional de CT&I (proposto pelo PL) “abre oportunidades para que o incentivo a inovação aproximem universidades e centros de pesquisa do setor produtivo, definindo novos horizontes nas estratégias de desenvolvimento tecnológico nacional e viabilizando iniciativas regionais”, explicou.

O projeto de lei PL 2177/2011 trata inclusive do uso de espaços e laboratórios de pesquisa para projetos de inovação e também do empreendedorismo consequente desse projeto.

Viana vai apresentar algumas iniciativas e projetos em desenvolvimento em Alagoas, a exemplo do sistema automático de irrigação sustentável, baseado em energias alternativas (solar e eólica) para apoiar agricultura na região do canal do sertão. Este projeto está sendo desenvolvido por professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que utilizam o espaço do Polo Agroalimentar de Arapiraca para testes com protótipos.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate