Reeleição pode ser mantida em segunda votação na Câmara Federal

Reeleição pode ser mantida em segunda votação na Câmara Federal

A Câmara dos Deputados concluiu as votações da reforma política em primeiro turno no dia 17 de junho. A proposta (PEC 182/07, do Senado) ainda precisa ser votada em segundo turno no Plenário da Câmara, antes de retornar ao Senado. A expectativa do presidente da Casa, Eduardo Cunha, é de análise em segundo turno no início deste mês de julho.

A reforma ficou menor do que o esperado. Os deputados preferiram manter quase tudo do jeito que está. É o caso do voto obrigatório ou do sistema eleitoral.

Pior. Uma das mudanças mais significativas da reforma política aprovadas pela Câmara Federal em primeiro turno podem cair no Senado ou na própria Casa. É o caso da reeleição para cargos do executivo (presidente, governador, prefeito).

Isso porque alguns deputados federais não vão deixar de olhar para o próprio umbigo, revela um parlamentar alagoano. “Não interessa o fim da reeleição para quem está no parlamento e pensar em disputar um cargo executivo”, pondera

O fim da reeleição foi aprovado por uma diferença pequena, de apenas 9 votos. E é provável que perca força na próxima votação, avalia o deputado federal de Alagoas: “quem quiser ser candidato no próximo ano não vai deixar dois anos de mandato na Câmara para ser prefeito por quatro anos e ainda ficar mais três anos sem disputar uma eleição”, pondera.

Veja o que foi votado na reforma política

Os deputados federais votaram mais de 20 temas da reforma. Nesse link é possível acompanhar tudo que já foi votado: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/490533-CAMARA-CONCLUI-VOTACAO-DA-REFORMA-POLITICA-EM-PRIMEIRO-TURNO.html

Edivaldo Junior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate