Inscrições para o ENEM 2015 se encerram hoje; cadastro pode ser feito até às 23h59

Inscrições para o ENEM 2015 se encerram hoje; cadastro pode ser feito até às 23h59

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 se encerram nesta sexta-feira (5). O cadastro pode ser feito até às 23h59 no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante e a expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é que 12 milhões se inscrevam no exame. Até a última terça-feira (2), o sistema registrava 4,6 milhões de inscritos, segundo o Inep.

Podem participar do exame candidatos interessados no acesso ao Ensino Superior Público; nas bolsas em instituições privadas (FIES); no Certificado de Conclusão do Ensino Médio para os maiores de 18 anos de idade, no acesso a outros Programas do Governo Federal ou mesmo aqueles que desejam apenas avaliarem seus conhecimentos.

De acordo com a Superintendente de Gestão do Sistema Estadual de Educação da Secretaria de Estado da Educação (SUGES), Maria do Carmo Silveira, os interessados deverão ficar atentos às novidades do processo este ano. Dentre as mudanças, constam o aumento do valor da taxa de inscrição que passou para R$ 63 e pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil até o dia 10 de junho. Haverá isenção para os estudantes concluintes do ensino médio das escolas públicas que identificarem, no ato da inscrição, o código ID do Censo Escolar, o qual deve ser obtido na secretaria da própria escola. Quem declarar e comprovar carência socioeconômica ou for bolsista integral de escolas particulares também pode pleitear o benefício da isenção.

“O candidato que solicitar a isenção e não comparecer ao exame, na próxima edição, em 2016, irá perder o benefício”, ressalta Maria do Carmo.

Outra exigência, segundo Maria do Carmo, será a informação de um e-mail pessoal (não pode ser de terceiros), número de telefones (fixo e móvel) válidos, os quais servirão para a impressão do cartão de inscrição, visto que o documento não será entregue pelo correio.

“É importante que o candidato anote todas as senhas e fique atento ao e-mail registrado, para não perder prazos e informações importantes”, sugere.

Certificação – Os participantes do ENEM 2015 interessados em obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio deverão fazer esse registro no ato da inscrição, gerando automaticamente um banco de dados. Este ano, o processo de certificação terá a emissão exclusiva pela Secretaria de Estado da Educação.

“O Enem é uma grande oportunidade de regularização do ensino médio para aqueles maiores de 18 anos, que estejam ou não matriculados em alguma instituição de ensino. Basta solicitar a certificação na inscrição e obter notas mínimas de 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 em redação. Mas, caso não consiga alcançar integralmente o resultado para certificação neste exame, ele poderá aproveitar, por proficiência, as notas que atingiram a pontuação na próxima edição”, explica a superintendente.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate