Feira de produtos orgânicos será uma ação constante a partir de junho

Feira de produtos orgânicos será uma ação constante a partir de junho

Para comemorar a Semana Nacional do Alimento Saudável, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), realizou, na quarta-feira (27), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), uma feira de alimentos orgânicos, na sede da pasta, no Centro de Maceió. Diversos agricultores foram beneficiados com a possibilidade de comercialização e apresentação dos seus produtos.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, a feira de orgânicos será uma constante a partir de junho. “A partir da próxima semana, vamos promover, sempre na primeira sexta-feira de cada mês, uma feira orgânica na Seapa. A determinação do governador Renan Filho é procurar diversificar a agricultura em Alagoas e a agricultura familiar é quem pode desenvolver esse papel,” explica.

Os agricultores familiares pertencem ao Arranjo Produtivo Local (APL) – Fruticultura, do Vale do Mundaú. Os beneficiados estão espalhados pelos municípios de União dos Palmares, Branquinha, Murici, Santana do Mundaú, Ibateguara, São José da Laje. Atualmente mais de 1.100 agricultores familiares estão cadastrados e 50 deles receberam a autorização do Ministério da Agricultura para produzirem e comercializarem alimentos orgânicos.

Uma das agricultoras, do município de Murici, Maria Rita Santos, diz que já havia uma visão de não usar produtos químicos, porém não sabiam como proceder.

“Antes já tínhamos uma visão do Movimento das Mulheres Camponesas, de preservar a vida. Com o advento do orgânico, tudo melhorou. Até porque você não está somente preservando a sua vida, mas a vida de todos, desde a nossa família até o consumidor. Em relação à produção, preservamos a natureza. Tudo isso com a chegada da assistência técnica do Estado, através do APL. Ele trouxe conhecimento, renda, partilha, além de fortalecer a amizade entre todos,” ressalta.

A agricultora familiar lembra que o governador Renan filho foi o primeiro prefeito da zona da mata a aderir à feira camponesa das mulheres, fortalecendo assim, a agricultura familiar do estado.

“Hoje, como governador, tenho certeza que vai continuar olhando por nós, mulheres camponesas e agricultoras orgânicas. E se antes era bom, com ele será melhor,” finaliza a agricultora Maria Rita Santos.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate