Renan faz ministro passar ‘vexame’ em sessão do Senado

Renan faz ministro passar ‘vexame’ em sessão do Senado

Decifrar Renan Calheiros é, como disse aqui outro dia, impossível – ou quase isso. Ele manda recados, quando é preciso, até mesmo através de atos “simples”, como a composição de mesa de uma solenidade.

Nesta terça-feira, 26, ele fez questão de “barrar” o ministro da Integração Nacional, (“alagoano por adoção”) Gilberto Occhi, ao formar a mesa para a sessão solene realizada no Senado para entrega do diploma José Ermírio de Morais a empresários que contribuíram para o desenvolvimento do Brasil.

O presidente do Senado convidou para mesa oito pessoas, incluindo o ex-governador Téo Vilela, o prefeito de Maceió Rui Palmeira, o ministro Humberto Martins, do STJ e o ex-ministro Guilherme Palmeira (só para citar os alagoanos) e deixou de fora o ministro da Integração Nacional.

Não foi por esquecimento. Antes de preencher a oitava cadeira vaga, Renan citou a presença de Occhi em plenário.

Fora da mesa da solenidade, apesar do protocolo recomendar em contrário, o ministro ficou visivelmente desconcertado e deixou a sessão antes de ser encerrada, após boa parte do evento em pé, sendo abordado por quem passada do seu lado.

Seria um recado para Dilma Roussef? Desafeição, pura e simples, com o governo federal ou ainda rusgas da campanha de 2014?

Occhi foi indicado pelo PP do senador Benedito de Lira, que enfrentou Renan Filho nas eleições do ano passado.

Ou seria um recado para o planalto de que ele, Renan, não aceita o fato de ter perdido o Ministério do Turismo enquanto Biu, seu opositor, como se sabe, gosta de dizer que ajudou a indicar o ministro da Integração Nacional? EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate