Monitoramento contra a dengue começa em 30 municípios do interior

Ação foi iniciada na segunda-feira, dia 25, nos municípios Major Izidoro, Santana do Ipanema, Carneiros e São Sebastião
Monitoramento contra a dengue começa em 30 municípios do interior

Os supervisores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estarão durante esta semana nos municípios de Major Isidoro, Santana do Ipanema, Carneiros e São Sebastião, reforçando as ações de combate ao mosquito Aeds aegypti, transmissor da dengue. A ação, iniciada na terça-feira (27), marca o início do Monitoramento contra a Dengue, que acontece até o próximo dia 21 de agosto e está sendo realizada pela Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica.

Por meio do monitoramento, os supervisores estarão inspecionando o trabalho realizado pelos agentes de endemias, que é feito percorrendo as residências, pontos comerciais e outros estabelecimentos. Durante as visitas, os agentes devem observar se os moradores e comerciantes estão adotando os cuidados necessários para o combate do mosquito transmissor, além de realizar a busca ativa dos focos.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Cristina Rocha, os 30 municípios que serão monitorados foram escolhidos após avaliação do quadro de infestação e do número de casos notificados.

E além de monitorar o trabalho dos agentes de endemias, os supervisores da Sesau estarão orientando e conscientizando os moradores dos municípios visitados sobre a importância de evitar o surgimento de criatórios das larvas do mosquito, excluindo recipientes com água, garrafas e pneus, que servem de local para o Aedes aegypti se desenvolver.

Além de Major Isidoro, Santana do Ipanema, Carneiros e São Sebastião, o monitoramento ocorrerá também em Mata Grande, que desde janeiro deste ano está sendo monitorado, Teotônio Vilela, Inhapi, Ouro Branco, Senador Rui Palmeira, Maravilha e Junqueiro.

A ação vai se estender ainda em Colônia de Leopoldina, Marechal Deodoro, Arapiraca, Feira Grande, Maragogi, Anadia, Craíbas, Olivença, Penedo, Palestina, Taquarana, Canapi, Delmiro Gouveia, Poço das Trincheiras, Coqueiro Seco, Japaratinga, Dois Riachos, Olho d`Água das Flores e Rio Largo.

“Estamos fazendo um trabalho de cooperação com os municípios, visando combater o mosquito da dengue. A proposta é fazer uma intervenção prática, caracterizada como um monitoramento do trabalho de campo, agregando momentos de capacitação”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Cristina Rocha.

Ela acrescentou que será realizado o acompanhamento da prática do agente de endemias, do supervisor de campo e do coordenador municipal de endemias.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate