Cyanobactérias atingem lago de Xingó e paralisam abastecimento do Sertão

Casal decidiu suspender fornecimento de água assim que teve acesso oficialmente a laudos do Ibama
Cyanobactérias atingem lago de Xingó e paralisam abastecimento do Sertão

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) decidiu suspender o fornecimento de água para o Sertão, nesta sexta-feira (22), de forma preventiva, assim que teve acesso oficialmente a laudos do Ibama, que afirmam a existência de Cyanobactérias no lago formado pela represa de Xingó, onde a companhia possui duas captações para o abastecimento dos municípios integrantes do sistema coletivo.

A medida foi tomada por precaução e atinge os municípios de Delmiro Gouveia e Pariconha, que estão com o abastecimento totalmente suspenso, além de Piranhas, Olho D’água do Casado, Água Branca, Mata Grande, Canapi e Inhapi, que estão com o abastecimento deficiente.

O laudo apresentado pelo Ibama identificou uma densidade de Cyanobactérias da espécie Cylindrospermopsis raciborskii de 407.880 células por mililitro, ultrapassando em muito a densidade de 20 mil células por mililitro, na água bruta do lago de Xingó.

Segundo a Casal, novas análises da água serão feitas pela própria companhia, em parceria com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), do mesmo modo afetada pelo problema, visto que a Deso também utiliza o lago formado pela represa de Xingó para captação de alguns dos seus sistemas. Estas novas análises é que identificarão a presença, ou não, de toxinas no ponto de captação.

A direção da Casal, em reunião de emergência, também deliberou que, de posse das novas análises, apenas decidirá pelo retorno do abastecimento após submetê-las à Secretaria de Estado da Saúde, ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

De acordo com o diretor de Operações da Casal, Francisco Beltrão, a empresa está garantindo o abastecimento das cidades afetadas por meio de carros-pipa, para as cidades de Delmiro e Pariconha, visto que são as mais atingidas, enquanto as restantes serão abastecidas em sistema de rodízio através de bombas submersas instaladas no Canal do Sertão.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate