Criador tem até dia 31 para vacinar rebanho alagoano contra aftosa

Estado realiza vacinação assistida em União dos Palmares
Criador tem até dia 31 para vacinar rebanho alagoano contra aftosa

Com a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa chegando em sua reta final, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), por meio da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), realizou a vacinação assistida de animais no município de União dos Palmares.

A ação de campo, acompanhada pelo corpo técnico do órgão de defesa estadual e da Superintendência Federal da Agricultura em Alagoas (SFA/AL), foi realizada na fazenda Mão Direita, reunindo criadores e diretores da Seapa, Adeal e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“O propósito desta ação é estimular o criador a vacinar. Eles têm até o dia 31 deste mês para imunizar o rebanho e declarar, logo em seguida, em qualquer escritório da Adeal evitando as filas de última hora”, declarou o diretor presidente da Adeal, Marcelo Lima.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2015, teve início em 1º de maio e prossegue até o próximo dia 31. A meta da Adeal é vacinar todo o rebanho de bovinos e bubalinos de Alagoas, o que representa, aproximadamente, a 1,2 milhão de animais.

“O Ministério da Agricultura tem a Adeal como um parceiro importante, acompanhando as ações que resultaram na conquista da zona livre internacional da febre aftosa com vacinação o que representou um avanço para a pecuária e para a economia do Estado”, declarou o superintende federal da Agricultura em Alagoas, Alay Correia.

Na última etapa de vacinação, realizada em novembro passado, foi obtida uma cobertura de 96% do rebanho do Estado. Todos os 102 municípios do Estado superaram o índice mínimo exigido pelo Mapa que é de 80% de cobertura, ultrapassando os 90%.

“Esta iniciativa da Adeal é importante. O criador tem que fazer a parte dele, vacinando os animais e mantendo o rebanho sadio. A preocupação não deve ser restrita apenas a aftosa, mas para todas as demais doenças. Só conseguiremos avançar com a união de forças”, afirmou o pecuarista José Machado.

Reconhecimento
A condição sanitária foi atestada por 178 países integrantes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), durante a 82ª Seção Geral da Assembleia de Delegados realizada em maio do ano passado, em Paris.

A OIE confirmou a sanidade do rebanho alagoano e declarou erradicada a febre aftosa também nos Estados de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e parte do Pará.


Ascom Adeal

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate