Relação de proximidade entre AMA e Governo traz benefícios para a população

Municípios estão sendo beneficiados com ações positivas realizadas em quatro meses de governo novo
Relação de proximidade entre AMA e Governo traz benefícios para a população

“O governador Renan Filho tem atendido as demandas e a nossa relação com o Estado é a melhor possível”. A declaração é do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão – prefeito de Jequiá da Praia. Ele ressaltou os resultados positivos nas políticas públicas de segurança, geração de emprego, além da expectativa de parcerias estruturantes na área da saúde, educação e infraestrutura.

De acordo com Marcelo Beltrão, a AMA tem função estatutária de se relacionar positivamente com todos os entes federados e possíveis parceiros; mas na prática, nem sempre ocorre deste modo.

“O governador desde o início do seu mandado tem procurado a AMA para, em regime de colaboração praticar políticas públicas junto aos municípios. Ele tem atendido nossos pleitos e mesmo com a agenda tumultuada, prioriza os prefeitos. Estamos aguardando o governo ultrapassar esse período inicial para firmarmos parcerias estruturantes, principalmente na área da saúde, educação e infraestrutura,” diz o prefeito.

Beltrão cita a proatividade do governador no pronto atendimento da liberação dos recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) para os municípios acometidos com a seca. “Ainda faltam alguns trâmites, mas só de saber que o povo vai ter água para abastecer suas casas e alimentar a família, com água de qualidade, já estamos satisfeitos”, pontuou o presidente da AMA.

De acordo com Marcelo Beltrão, outras ações positivas foram realizadas em pouco tempo de mandato: a municipalização dos transportes escolares, a geração de postos de trabalho, a escolha do vice-governador, Luciano Barbosa, para assumir a pasta da Educação, opção esta que já vem dando resultado, a exemplo da mudança técnica das Coordenadorias Estaduais de Ensino e o modelo de Escola de Tempo Integral.

Expectativas dos municípios
Segundo o presidente da AMA, a secretária de Estado da Saúde, Rosângela Wyszomirska, também já se reuniu com ele e comunicou que em médio prazo terminará um plano estadual de saúde e a categoria será atendida por região. A iniciativa vai acelerar e gerar mais qualidade ao Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente da Atenção Básica.

“Fazendo um atendimento por região, vamos referenciar alguns hospitais de pequeno porte e dar uma atenção especial, principalmente na atenção básica. Assim como realizar atendimento de média e alta complexidade,” explicou Marcelo Beltrão.

O prefeito lembra que o município de Craíbas está com a possibilidade da instalação da mineradora Vale Verde. Outro exemplo é o estaleiro, em Coruripe. “Ao se tornar realidade, essas novas empresas vão aumentar os índices de emprego, a economia e muito mais. A procura por escolas também vai crescer, pois a população certamente vai aumentar,” finaliza Beltrão.

Canal do Sertão – A finalização das obras do Canal do Sertão, que tem a extensão de 240 quilômetros é uma grande expectativa dos prefeitos dos municípios beneficiados. E mais ainda, o pleno funcionamento dos 70 quilômetros já concluídos. “Precisamos usá-lo, tanto para consumo humano, como animal, e para a agricultura. E tem a consolidação das adutoras, para resolver a questão do abastecimento de água”, completou o presidente.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate