Estudantes participarão de pesquisa do IBGE sobre saúde na adolescência

Treinamento com aplicadores da pesquisa começou nesta segunda-feira (13) e envolverá 100 escolas em todo o estado
Estudantes participarão de pesquisa do IBGE sobre saúde na adolescência

Cem escolas públicas e privadas de Alagoas vão participar de pesquisa sobre a saúde dos estudantes de 13 a 17 anos que frequentam os ensinos fundamental e médio. Uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com os ministérios da Saúde e da Educação, a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) visa conhecer e dimensionar fatores de risco à saúde de adolescentes, subsidiar o monitoramento da saúde estudantil e orientar intervenções e políticas públicas voltadas para cada demanda.

O estudo deverá ser aplicado entre os meses de maio e junho em unidades previamente sorteadas de Maceió e região metropolitana, Arapiraca, Craibas, Penedo, Porto Real do Colégio, São Sebastião e União dos Palmares por meio de metodologia de amostragem onde os jovens responderão a questionários elaborados por uma equipe de especialistas.

Todas as informações coletadas serão confidenciais e a escola e os alunos selecionados não serão identificados, conforme preconiza a Lei 5.534 de 14 de novembro de 1968 – que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas – e o Decreto Presidencial 6.286/ 2007 que estabelece o programa de saúde nas escolas.

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) é parceira da iniciativa e, junto com o instituto, percorreu as Coordenadorias Regionais de Educação (Cres) para mobilizar as escolas e divulgar a importância da pesquisa.

“Trabalhamos no sentido de informar as escolas sobre a importância desta pesquisa e orientá-las para a recepção dos técnicos do IBGE, pois, por meio da PeNSE, teremos dados valiosos sobre a saúde de nossos estudantes”, destaca Cheila Vasconcelos, representante da SEE para o levantamento.

Políticas públicas – O treinamento dos agentes de pesquisa e mapeamento que aplicarão o levantamento nas escolas teve início nesta segunda-feira (13) na sede do IBGE e prossegue até quinta-feira (16). Cláudia Saldanha, responsável pela supervisão da PeNSE em Alagoas, explica como será a metodologia do estudo.

“A visita do IBGE será previamente agendada com a escola e, na ocasião, os jovens receberão um smartphone com um questionário acerca de diversos hábitos relativos à saúde como alimentação e prática de exercícios físicos. Este questionário será respondido individualmente e os dados serão transmitidos do smartphone para o sistema do IBGE”, explana Cláudia Saldanha.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate