Estado garante povoamento de peixes em Jaramataia, no Sertão

4.500 alevinos da espécie curimatã foram colocados em açude no município
Estado garante povoamento de peixes em Jaramataia, no Sertão

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), realizou, na quinta-feira (9), o peixamento de 4.500 alevinos no açude da cidade de Jaramataia, no Sertão alagoano.
O povoamento foi da espécie curimatã, conhecida na região como xira, e aconteceu no meio do açude, no seu sangradouro e no paredão principal.

O peixamento faz parte do Projeto Povoamento de Alevinos, da Seapa, e contou com a presença do secretário estadual de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Machado, Colônia de Pescadores Z-29, Associação dos Produtores de Leite de Jaramataia, comunidade e prefeitura local.
“Além de Jaramataia, essa ação irá acontecer em outros municípios alagoanos ao longo do ano de 2015. A soltura de alevinos vai ofertar um pescado de excelente qualidade para pescadores e comunidade local”, avalia o secretário Álvaro Machado.

A iniciativa é realizada em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que forneceu os alevinos por meio do Centro Integrado de Itiuba (CI).

Segundo o presidente da Colônia de Pescadores Z-29, Manoel Bezerra da Silva, a iniciativa vai beneficiar 320 pescadores da cidade e a comunidade local. “A xira é um peixe que cresce e se desenvolve bem nessa água. Vai ser bom para os pescadores futuramente. A Secretaria de Agricultura está de parabéns com esta iniciativa”, disse Manoel Bezerra.

A Seapa pretende, ainda este ano, soltar um total de 100 mil alevinos das espécies curimatã e tambaqui no açude de Jaramataia. “Mas essa distribuição vai depender do melhoramento da água, que atualmente está com a salinidade alta, causada pelo baixo nível do açude. É preciso chover para mudar esse quadro”, afirma o superintendente de Aquicultura da Seapa, Manoel Sampaio.

Em Major Izidoro

O secretário Álvaro Machado participou, nessa quinta-feira (9), do workshop sobre saúde e natalidade do rebanho bovino, na cidade de Major Izidoro. O evento foi destinado a micro, pequeno e médio produtores de todo o Estado.
O workshop, promovido pela In Vitro Brasil e Zoetis, mostrou aos produtores à importância da sanidade do rebanho e o que afeta para a queda da taxa de prenhes e concepção do gado.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate