Disputa por comissões ‘esquenta’ clima político na ALE

Disputa por comissões ‘esquenta’ clima político na ALE

A próxima semana promete ser das mais movimentadas na Casa de Tavares Bastos. Os deputados iniciaram a ‘batalha’ para definir o comando das 13 Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa

O que está em jogo não é pouco. Quem preside comissões de maior peso tem um poder maior para influenciar as decisões e a velocidade dos projetos de lei.

É o caso da Comissão de Constituição de Justiça. Todos os projetos tem que passar pela CCJ. Essa comissão é a única, por exemplo, que analisa os vetos do governador.

Talvez por isso é que, segundo informações de bastidores, a presidência da CCJ seria cobiçada por dois dos mais experientes deputados da Casa: Antônio Albuquerque, do PRTB e Sérgio Toledo, do PDT.

Os dois são fortes , tem chances de ganhar e vão precisar, para isso convencer apenas mais dois deputados – a comissão tem apenas cinco membros.

Apesar do pequeno colégio eleitoral em cada comissão existe sim um clima de disputa pairando no ar da Casa de Tavares Bastos, o que deve alimentar muitas conversas e costuras nos próximos dias.

A expectativa é de que a temperatura na Assembleia Legislativa aumente bastante na próxima semana.

A instalação da CCJ já foi convocada para a próxima terça-feira pelo deputado mais velho entre os seus integrantes (Olavo Calheiros, do PMDB). A primeira reunião será para eleger o presidente. Em seguida, os deputados já podem trabalhar e aprovar parecer dos vetos do governo que estão trancando a pauta.

Outra comissão que será instalada também na terça-feira é a de Fiscalização e Controle, com reunião já convocada pelo deputado Tarcísio Freire, do PSD.

Composição

Confirma os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação:

Titulares: Jó Pereira, Olavo Calheiros, Antonio Albuquerque, Sérgio Toledo e Edval Gaia

Substitutos: Ricardo Nezinho, Ronaldo Medeiros, Inácio Loiola, Jairzinho Lira e Marcelo Victor.

A publicação da composição das comissões foi feita no DO do Estado de 27 de março passado. De acordo com o Regimento Interno, os deputados de cada comissão, deverão reunir-se, dentro de cinco dias, para eleger os seus presidentes.

Confira no link a relação completa dos deputados que irão fazer parte de cada Comissão: http://assembleia.al.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/1681/publicada-a-composicao-das-das-13-comissoes-permanentes-da-casa

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate