Alagoas registra a maior queda em homicídios do Nordeste

Governador confirma redução do número de Crime Violento Letal Intencional em 15,89%
Alagoas registra a maior queda em homicídios do Nordeste

Site Diário do Poder, um dos sites de política mais lidos do país, publicou, na noite da última quarta-feira, 1º, uma proeza e tanto do governo alagoano. Alagoas tem a maior redução de homicídios do Nordeste. Os dados, segundo o noticioso, são do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedres).

A intensificação das ações operacionais e de inteligência das polícias alagoanas e da Força Nacional tem distanciado Alagoas do título de campeã em homicídios. Nesses três primeiros meses, houve queda de 15,89% no número de Crime Violento Letal Intencional (CVLI).

A ênfase do portal explica que o percentual dá ao Estado o melhor lugar em redução do crime, em relação aos demais estados do Nordeste.
O Ceará, por exemplo, ainda conforme o Diário do Poder, ocupa a segunda colocação com queda de 15,60%. Em relação às capitais, Maceió diminuiu 31,28% a quantidade de mortes violentas, obtendo o melhor resultado. Fortaleza registrou 26,56%.

Ouvido, o secretário de Estado da Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, explicou que o apoio aos servidores da segurança pública em seu dever legal e a integração entre as forças policiais são importantes para que os resultados favoreçam a sociedade. Tudo se reflete nestes números.

Para o governador Renan Filho, não é momento de comemoração. “Não temos nada a comemorar. Esses números mostram que estamos no caminho certo. Mas sabemos que esse trabalho é diário e precisa melhorar ainda mais”, salientou o gestor.

Vale salientar que desde janeiro a Defesa Social alagoana registra diminuição nos números de CVLIs. A sigla engloba homicídio doloso, roubo seguido de morte (latrocínio), lesão corporal com resultado morte, resistência com resultado morte e outros crimes violentos contra a pessoa que resultem em morte.

“O mês de março teve uma redução mais acentuada, principalmente na região metropolitana”, informou o capitão Anderson Cabral, chefe do Núcleo de Estatística e Análise Criminal.

Pelo relatório do Neac, o comparativo para março, entre os anos de 2014 e 2015, mostra queda de 25,7% neste ano. Foram 142 CVLIs em 2015 e 191 no ano passado.

Os dados para a Maceió indicam queda de 36,4% em relação ao mesmo período de 2014 quando foram registrados 66 crimes violentos. Neste último mês de março foram cometidos 42 Crimes Violentos Letais Intencionais.

Pelas estatísticas, o bairro do Jacintinho registrou os menores números do crime nos últimos três meses. No mesmo período do ano passado, o bairro sofreu 35 CVLIs. Este ano, o Neac registrou 14; quase 50% a menos.

Concluindo, os números mostram que em fevereiro deste ano, houve queda em Alagoas de 17,8% na quantidade de CVLIs em relação à 2014. Maceió diminuiu 32,87%.

No último mês de janeiro, foram 206 mortes violentas intencionais contra 222 no mês do ano passado.


Agência Alagoas com Diário do Poder

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate