Que venha Cícero Almeida: Rui Palmeira vai ‘encarar’ qualquer adversário em 2016

Que venha Cícero Almeida: Rui Palmeira vai ‘encarar’ qualquer adversário em 2016

Conversei com Rui Palmeira, em seu gabinete, na semana passada. Durante mais de meia hora o prefeito falou da gestão, das dificuldades financeiras e dos planos para áreas como saúde e educação.

O foco, me garantiu, está na administração. Ele evita falar do processo eleitoral agora, mas deixa transparecer que vai encarar, no ano que vem, qualquer adversário.

Enquanto busca recursos para viabilizar grandes investimentos e sai em busca de soluções para a Saúde – até agora o “calo” de sua gestão – Rui Palmeira fortalece os laços políticos com antigos aliados, como o PP de Benedito de Lira, o PR de Maurício Quintella e o SD de JHC, mas sem descartar novas alianças.

A aproximação com o governador Renan Filho faz parte da estratégia. Mesmo que não fiquem no mesmo palanque no próximo ano, os dois podem costurar uma “aliança informal”.

O prefeito tem consciência da popularidade de alguns prováveis adversários. Entre os nomes que estão sendo especulados aparecem Mozart Amaral, Ronaldo Lessa e Cícero Almeida.  Seja qual for o candidato, Rui Palmeira está se preparando para a disputa.

Com a “caneta na mão”, ele parte com vantagem. Mozart ainda é desconhecido do público e a Secretaria que Renan Filho prometeu para ele (Transpores e Desenvolvimento Urbano) ainda não foi sequer criada. Ronaldo Lessa já avisou que não será candidato. E Cícero Almeida, por enquanto, continua sozinho, num pequeno partido e sem estrutura.

Sim, o ex-prefeito Cícero Almeida, o “Ciço” ainda goza de popularidade. Mas a baixa votação que teve para deputado federal, apenas 30 mil votos em Maceió, revelam que ele não conseguiu transformar toda a aprovação que aparece nas pesquisas em votos.

Eleição, como se sabe, se ganha com voto nas urnas.

Se não conseguir romper o isolamento a que foi submetido, Cícero Almeida não vai conseguir formar uma boa coligação. Sem tempo de TV e sem estrutura partidária, ele corre o risco de não decolar ou de nadar para morrer na praia.

A impressão que Rui Palmeira me passou – embora não tenha dito isso textualmente– é que Cícero Almeida não mete medo, especialmente se continuar num pequeno partido, caso do PRTB.

“É natural que eu concorra a reeleição e estarei preparado para isso. Vou tratar desse assunto com  o meu partido (PSDB) no momento certo. Por enquanto meu foco  é administração da cidade”, aponta Rui Palmeira. EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate