Secretário prioriza transporte de massa para melhoria da mobilidade urbana

Secretário prioriza transporte de massa para melhoria da mobilidade urbana

Ampliar a acessibilidade ao transporte de massa e melhorar a mobilidade urbana. É o que define como prioridade de gestão o futuro secretário de Estado do Transporte e do Desenvolvimento Urbano, Mozart Amaral. A nova pasta foi dissociada da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) pelo governador Renan Filho, que considera as políticas de transporte e circulação como algo indispensável ao desenvolvimento urbano.

Segundo Amaral, o transporte está no cotidiano da cidade durante todo o dia e está diretamente ligado com a qualidade de vida da população. “Pensar em transporte e mobilidade urbana é pensar no desenvolvimento da cidade e na melhoria da qualidade de vida do cidadão, principalmente dos que dependem do transporte público coletivo”, observou.

Para o futuro secretário de Estado, “a mobilidade urbana em Alagoas é precária e cheia de gargalos, por isso precisa de toda atenção. Pequenas intervenções viárias com grandes resultados serão realizadas para melhorar a qualidade de vida da população, assim como obras de grande porte”, completa.

Dentre os projetos já em andamento que competem à pasta, Mozart destaca a obra a duplicação da Via Expressa, que se estende da Polícia Rodoviária Federal até o Shopping Pátio Maceió, no Benedito Bentes. Essa obra, que está em processo licitatório, conta com a construção de um corredor exclusivo para veículo leve sobre pneus, o Bus Rapid Transit (BRT), além de passarelas e viadutos.

Outro projeto que vai melhorar a mobilidade urbana no Estado, já em fase de conclusão, é a obra que liga o trecho da BR-104 na região do Aeroporto Zumbi dos Palmares à AL-105, via que interliga o Benedito Bentes ao município de São Luís do Quitunde.

“Essa obra vai contribuir muito para atender ao turismo na região norte. Quem for para o litoral norte, com essa nova via, não vai precisar passar por dentro de Maceió, o que contribui para a melhoria do trânsito”, explicou o futuro secretário-adjunto da pasta, Alcides Tenório.

Além da grande quantidade de projetos semelhantes, os novos gestores asseguram pequenas intervenções viárias, como pontes, escadarias e vias alternativas de acesso para a melhoria da mobilidade urbana.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate