Ministra diz que AL é estratégico para Desenvolvimento Social

Ministra diz que AL é estratégico para Desenvolvimento Social

O governador Renan Filho recebeu nesta sexta-feira (27) a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, no Palácio República dos Palmares. Durante entrevista coletiva, ela anunciou as principais metas do ministério para Alagoas em 2015 e afirmou que as ações estratégicas para o Nordeste estão garantidas. O destaque será mesmo a universalização do acesso à água.
Sobre o Estado, Tereza Campello foi enfática: “Alagoas, de fato, é um estado estratégico para as nossas ações”. Até o final do ano, devem ser construídas 5 mil cisternas para consumo humano e mais 3.800 destinadas a pequenas irrigações e aos animais no semiárido alagoano.

Na ocasião, o chefe do Executivo apresentou novidades sobre o Canal do Sertão e a Adutora do Alto Sertão. “A presidente Dilma garantiu, mesmo diante do atual cenário econômico, os recursos necessários para o avanço das obras do Canal do Sertão e também para a conclusão da Adutora do Alto Sertão”, revelou. Renan Filho esteve com a presidente Dilma Rousseff na última quarta-feira (25), em Brasília.

O governador esclareceu ainda que o investimento no programa de cisternas será ampliado em Alagoas comparado aos anos anteriores. Foram feitas 5.500 cisternas de tecnologia social nos últimos três anos e meio. Somente em 2015, serão erguidas 3.800.

Água nas escolas

Outra meta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para 2015 é a construção de 310 cisternas nas escolas do semiárido. “Não teremos mais uma escola rural sem água. Em 2016, alcançaremos a universalização do acesso à água. Criança não vai mais faltar à escola porque não tem água”, declarou Tereza Campello.
A ministra disse ainda que as ações estratégicas para o Nordeste estão garantidas. “Nós levantamos estados que têm uma concentração de pobreza maior, como é o caso de Alagoas. Trabalharemos de forma diferenciada. Esses estados são estratégicos para continuarmos a reduzir a pobreza no país”, explicou.

Outro ponto importante da reunião foi o anúncio no aumento de recursos, também vindos do MDS, para o Programa do Leite. O valor passará de R$ 23 milhões, aplicados no ano passado, para R$ 25 milhões, em 2015.

Após coletiva, Renan Filho e Tereza Campello seguiram para a cidade de Poço das Trincheiras, no semiárido alagoano. A finalidade é visitar comunidades rurais atendidas pelos programas de universalização do acesso à água e também de inclusão produtiva.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate