Secretários conhecem parque industrial de Pindorama, referência em cooperativismo

Cooperativa alagoana, exemplo nacional de reforma agrária, recebeu a visita de Álvaro Vasconcelos e George Santoro
Secretários conhecem parque industrial de Pindorama, referência em cooperativismo

Referência em cooperativismo voltado à agricultura familiar e com mais de 50 anos de existência, a Cooperativa Pindorama recebeu a visita dos secretários de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, e da Fazenda, George Santoro.

Os representantes do Governo do Estado percorreram as instalações das fábricas da cooperativa, localizada no município de Coruripe, conhecendo de perto o funcionamento das indústrias de alimentos e da usina de açúcar. “Pindorama é um orgulho para todos os alagoanos. É o melhor projeto de reforma agrária do Brasil. É uma cooperativa diversificada e que faz um trabalho social para o colono e produtor extraordinário que preserva e valoriza a agricultura familiar, sendo o modelo a ser seguido”, declarou Vasconcelos.

De acordo com o secretário, a cooperativa tem potencial para ser ampliada, podendo utilizar áreas de usinas desativadas, a exemplo da usina Guaxuma. “É uma preocupação do governador Renan Filho desenvolver e diversificar estas áreas que estão desocupadas oriundas das usinas. Pindorama tem este potencial que o governo deseja. Com 50 anos, a cooperativa precisa crescer de forma horizontal para poder distribuir terras para os filhos dos colonos, fixando o jovem no campo, potencializando a agricultura e a pecuária, além de gerar emprego e renda”, reforçou Vasconcelos.

O presidente da cooperativa, Klécio Santos, declarou a experiência de Pindorama pode ser transferida para a usina Guaxuma, se o governo entender que esse caminho é pertinente. “Estamos abertos e prontos para fazer essa usina rodar o mais breve possível”, afirmou.

Aproximação

O secretário George Santoro destacou a importância da aproximação do governo com o setor produtivo. “Conhecia a experiência cooperativista apenas em outros segmentos. Não imaginava que esse tipo de construção bastante produtiva à base da agricultura familiar existisse no Brasil. Foi a primeira vez que tive contato com essa experiência. O povo alagoano é muito guerreiro. Fixar o homem no campo é um caminho que o governo pretende seguir”, destacou. A visita aconteceu no sábado (21).


Ascom Seapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate