Apesar da redução, Alagoas ainda registra quase 6 homicídios por dia

Apesar da redução, Alagoas ainda registra quase 6 homicídios por dia

Quando se avalia um dado estatístico, o correto é comparar ano a ano, mês a mês. É assim na economia com a inflação.  Nada diferente dos acidentes e mortes nas rodovias, divulgados pela PRF.

Seguindo essa linha, a Secretaria de Defesa Social de Alagoas anunciou redução de 25% e 17,88%, respectivamente, no número de homicídios no Estado, nos meses de janeiro e fevereiro de 2015, em comparação com 2014.

A redução é significativa, mas a taxa de homicídios continua muito alta. Isso porque a base de comparação também era muito alta.

De acordo com dados da Sedres, em 2014 foram 204 homicídios em janeiro e 181 em fevereiro. A média dos dois meses foi de 6,5 mortes desse tipo por dia no Estado. Em 2015 foram registrados 182 e 157 homicídios, respectivamente, com média diária de 5,7 mortes no ano.

Mostrando tudo

O secretário Alfredo Gaspar vem divulgando, mês a mês, os números da violência. Ele chegou a enfrentar em fevereiro (quando divulgou dados de janeiro) questionamentos sobre a transparência das informações porque a Sedres não havia atualizado, no seu portal, os dados oficiais de novembro de dezembro de 2014.

Os dados foram atualizados e o blog reproduz os principais números. As tabelas mostram uma redução maior, por exemplo, no número de homicídios do que nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que incluem mortes por latrocínio, resistência com resultado morte e outros crimes, além do homicídio doloso.

Resultados

É muito cedo para comemorar qualquer tipo de redução. Até porque em janeiro, por exemplo, o número de homicídios foi superior a dezembro. Mas a Sedres mantiver a inflexão negativa nas estatísticas da violência, Alagoas pode terminar 2015, pela primeira vez em anos, sem o incômodo título de campeão na taxa de homicídios do país.

Em Maceió, onde a redução no número de homicídios foi proporcionalmente maior, os resultados são mais animadores. A capital, que já não é, desde o ano passado, a mais violenta do Brasil, tende a ver cair, ainda que lentamente sua taxa de homicídios.

Em resumo, mata-se menos, mas ainda se mata demais em Alagoas.  Apesar de todas as críticas, o estado iniciou um processo de redução da violência a partir de 2013. Ao que parece, o trabalho foi intensificado nos últimos meses, o que tende a melhorar os resultados.

Tabelas

Os relatórios estatísticos completos estão disponíveis no site da Defesa Social: http://www.defesasocial.al.gov.br/estatisticas-trimestrais/2015/BoletimMensalCriminal%20-%20Janeiro2015.pdf/view

Confira as tabelas com dados sobre homicídios e CLVI. Note que os dados estão atualizados até janeiro. Os números de fevereiro ainda não foram atualizados no site, mas foram apresentado na imprensa pela Secretaria.

homicidios alagoas 2015

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate