Equipe do IMA analisa evolução da vida marinha na piscina natural da Pajuçara

Equipe do IMA analisa evolução da vida marinha na piscina natural da Pajuçara

A equipe do Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente (IMA) realiza nesta quarta-feira (11), às 10h, mergulhos na Piscina do Amor, localizada na enseada do bairro da Pajuçara, em Maceió. Para garantir a preservação dos recifes de corais e reprodução de espécies, o local poderá se transformar, nos próximos 60 dias, em uma zona de exclusão que limita o uso pela população.

Segundo informações do coordenador do Gerenciamento Costeiro, Ricardo César, nesta terça-feira, serão feitas fotografias georreferenciadas que servirão como marco zero da saúde dos recifes de corais e organismos associados antes do fechamento. “O levantamento permitirá a avaliação da evolução do ambiente durante o período em que estiver fechado”, disse.

Para que o fechamento aconteça, a equipe do IMA deverá apresentar ao Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) os argumentos técnicos e a minuta de uma proposta de Resolução Normativa, o que poderá acontecer nos próximos 60 dias.

Após a área ser fechada – caso aconteça -, atividades de pesca e passeios no local não serão mais permitidos. Apenas os técnicos e pesquisadores envolvidos no monitoramento poderão visitar a piscina. Dessa forma, a equipe espera manter o local preservado e garantir que organismo possam se reproduzir para repovoar toda a área.

Os mergulhos para realização das fotografias estão inseridos em um conjunto de atividades de diagnóstico do local. No último sábado, a equipe do IMA esteve na piscina para devolver ao mar mais de 150 carcaças de organismos marinhos, entre conchas, búzios, esqueletos de corais e outras que servem como substrato de fixação para diversos organismos.


Ascom IMA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate