AMA entrega a Ministério da Integração diagnostico da seca

AMA entrega a Ministério da Integração diagnostico da seca

Já são cerca de 410 mil pessoas atingidas pelo efeito da estiagem nos municípios de Alagoas. O número está no diagnostico da seca entregue ao Ministério da Integração pelo grupo de trabalho formado por técnicos da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Defesa Civil Estadual, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Casal.

O documento apresenta a fonte hídrica e o grau de racionamento de cada região, além da quantidade de carro-pipa oferecido pelo Exército, entre outras informações. Para o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, o diagnostico comprova uma reclamação antiga dos prefeitos: falta água potável para consumo humano, muitas vezes até na área urbana.

O grupo de trabalho, que apresentou o estudo, foi formado a pedido do Governador, Renan Filho, em reunião com o presidente da AMA e o Ministro da Integração, Gilberto Occhi, esta semana em Brasília. Durante o encontro, o Ministro anunciou a ampliação ou inclusão da operação carro pipa repassada pelo Exército e a volta da operação nos municípios de Minador do Negrão, Traipu, Cacimbinhas, Palmeira dos Índios, Igaci e Girau do Ponciano.

Mais de 322 cisternas de uso coletivo que deve ser instalados em áreas públicas para suprir as necessidades emergenciais. A Semarh também anunciou a limpeza de barragens. Prefeitos aguardam a liberação das verbas estaduais e federais para iniciarem ações imediatas.

No total são 36 municípios em estado de emergência reconhecidos por Brasília, mas existe a possibilidade dos municípios de Arapiraca e Lagoa da Canoa também serem homologados no decreto de emergência pelo Governo Federal. Os 36 municípios são: Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Noia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

Ascom AMA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate