Governo do Estado apoia reedição de portaria da venda de milho com desconto

Programa, coordenado pela Conab, beneficiará mais de 12 mil produtores rurais
Governo do Estado apoia reedição de portaria da venda de milho com desconto

Em busca de ações que possam beneficiar o produtor rural alagoano, o Governo do Estado participa da mobilização nacional para a renovação da portaria interministerial que estabelece a venda de milho no balcão com preços subsidiados. Coordenado pela Conab, o programa atende as localidades sob atuação da Sudene.

Esta semana, o secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, esteve em Brasília onde participou de reuniões com a bancada federal alagoana e com representantes do Governo Federal pleiteando a publicação da portaria. Para entrar em vigor, o documento precisa do aval dos ministérios da Agricultura, Fazenda e Planejamento.

“O produtor rural está comprando a saca de 60 kg de milho pelo preço normal de R$ 32,40. Com a volta da portaria, ele pagará apenas R$ 23. São mais de 12 mil produtores rurais que serão beneficiados. Estamos mobilizados e também contamos com o apoio dos senadores Renan Calheiros (PMDB) e Fernando Collor (PTB) neste processo que será uma conquista para a pecuária do Estado”, declarou o secretário Álvaro Vasconcelos, lembrando que a produção alagoana é de 25 mil toneladas (t) de milho/ano, apesar de o consumo ser de 550 mil toneladas.

De acordo com o superintende da Conab, Elizeu Rego, para atender a demanda de Alagoas o milho é trazido do estoque do governo federal dos Estados de Mato Grosso, Paraná e Bahia. “A maioria dos produtores está nas regiões Agreste e Sertão, principalmente nos municípios da Bacia Leiteira. O grão é usado para alimentar bovinos e suínos, além de aves. A venda é condicionada ao número de animais existentes na propriedade com o limite de até seis toneladas”, informou o representante da Conab.

A validade da portaria interministerial, que determinou a venda diferenciada no preço do milho para as regiões em estado de emergência, principalmente Nordeste, terminou no dia 31 de dezembro do ano passado.


Ascom Seapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate