O triste fim do ‘gigante’ João Lyra, na visão de um leitor

O triste fim do ‘gigante’ João Lyra, na visão de um leitor

Reproduzo aqui texto deixado por Harry Tenório nos comentários do blog do Edivaldo Junior sobre a venda dos bens do empresário João Lyra para o  pagamento de dívidas. A mensagem provoca uma boa reflexão:

Triste fim para o grande empresário que sempre foi, gerando milhões de reais em impostos, empregos e produzindo tanto progresso para as famílias dos empregados e estados envolvidos com suas empresas.

Os estados de Alagoas e Minas perderam um dos melhores empresários que vi nascer em minha geração, e como se sabe cérebros como o Dr. João Lyra ocorrem em muito poucas pessoas. Que Deus renove a força e a alegria de viver do gigante JL, em hora tão difícil, quando verá seus ativos sendo leiloados a preços que não se sabem quais.

É lamentável o descumprimento de políticas e regras no setor. O governo congela o preço dos combustíveis sem respeitar os seus custos de produção. A falta de ação em tempo hábil para salvaguardar um setor que revolucionou o mundo com a produção de uma energia renovável e que sempre sustentou milhares de famílias no Brasil só produz desesperança em nosso coração. Morre na venda dos ativos do grupo JL um pouco do orgulho brasileiro pela tecnologia envolvida na produção do Álcool. Ele era e ainda é um dos poucos produtos que nos projetavam como uma nação desenvolvedora de tecnologia. É importante pontuar que os bilionários investimos no setor só ocorreram por conta de acenos e direcionamentos de governos que propagandearam a prosperidade e o retorno fácil que se daria a empresários que nele investissem.

O exemplo do Dr. João Lyra é um recado urgente e vivo para que surjam políticas que produzam sobrevida no resto das indústrias ainda teimosamente vivas do setor no Brasil. Teimosos, heroicos e admiráveis empresários que mesmo vendo colegas tombarem têm continuado investindo no setor.

O Brasil precisa ter política agrícola e industrial para nos transformarmos em um país de primeiro mundo. Porém o que se tem visto nos últimos anos é um total abandono de empresas ou setores que geravam tanta prosperidade no Brasil. Está aí o preocupante quadro da Petrobrás que canibalizada por administrações políticas perdeu competitividade e vê seus ativos desvalorizando em uma velocidade espantosa.

Do juiz o que pode ser dito é que está de parabéns pela coragem, porque diante da falta de solução os credores têm que ser ressarcidos.

Harry Tenório

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate