ALE vai tentar aprovar rateio do Fundeb no próximo dia 10

ALE vai tentar aprovar rateio do Fundeb no próximo dia 10

Os 15 mil professores do estado continuam sem data para receber os R$ 50 milhões das sobras do Fundeb de 2014. Como o blog do Edivaldo Junior antecipou, a votação seria realizada este mês.

A melhor perspectiva é que o projeto seja aprovado em sessão na Assembleia Legislativa no próximo dia. Mas existe o risco de que essa sessão só aconteça no final deste mês ou início de março, por conta da greve dos servidores do Legislativo.

O presidente da ALE espera chegar a um entendimento que acabe com a greve dos servidores do Legislativo no próximo dia 24. Até lá, Luiz Dantas trabalha para dar resposta as reivindicações dos funcionários, entre elas o pagamento dos salários de dezembro e o reajuste de 15%

Dantas adianta que, enquanto as negociações são realizadas com os servidores, pretende convocar para o próximo dia 10 uma sessão plenária. O objetivo é votar projetos considerados prioritários – caso do rateio do Fundeb e da lei delegada.

“Tenho certeza que vamos contar com a compreensão dos servidores”, pondera. Para Dantas, a aprovação do projeto que autoriza o pagamento das sobras do Fundeb é certa: “é um projeto de interesse do governo, dos deputados e dos professores. Para que seja aprovado será apenas preciso reunir os deputados”, aponta.

Ansiedade dos professores

Reproduzo a seguir comentário da leitora Valéria feito no blog do Edivaldo Junior: “Por gentileza, uma informação que muitas pessoas estão esperando é a data em que estaremos recebendo o RATEIO da Educação! Precisamos de certezas e não suposições! Precisamos de uma data, apenas isso! É nosso direito, nosso dinheiro, então façam-se cumprir a lei… Paguem nosso RATEIO!!!”

Para muitos professores falta empenho da ALE e do Governo do Estado na aprovação do rateio: “Téo Vilela mandou o projeto do rateio a tempo de ser aprovado no ano passado e por questões políticas não foi aprovado. Queremos saber qual a posição do novo governo”, diz outra servidora que se identifica como “professora” e pede: “Rateio, Rateio, Rateio, Rateio, Rateio, Rateio, Rateio!!!”

Quanto é

O valor do rateio do Fundeb de 2014 é equivalente a duas folhas salariais da Educação. São cerca de 15 mil professores, sendo aproximadamente 12 mil efetivos e 3 mil monitores, da rede estadual de ensino tem direito a receber cerca de R$ 50 milhões de sobras do Fundeb de 2014.

Para que o pagamento seja realizado, é preciso que a Assembleia Legislativa aprove o Projeto de Lei, encaminhando em 2014 pelo ex-governador Teotonio Vilela Filho, que “autoriza o poder executivo a ratear as sobras de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb”.

Veja o que diz o projeto de Lei:

Art. 3º Para efeitos de distribuição, o rateio será feito ao servidor na proporção da sua jornada de trabalho e tempo de serviço para os profissionais efetivos do magistério…

Art. 4º A distribuição dos recursos por meio de rateio obedecerá aos seguintes critérios:

I – o valor a ser pago aos profissionais estatutários do magistério terá como base o subsídio do décimo terceiro salário de 2014, para os que se encontram em efetivo exercício; e

II – o valor a ser pago aos profissionais do magistério com vinculação temporária (monitores) será feita com base na folha do décimo terceiro salário, exercício 2014.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate