IPTU: recursos do contribuinte são reinvestidos em obras

IPTU: recursos do contribuinte são reinvestidos em obras

A Prefeitura de Maceió tem atuado levando obras a toda a cidade. Muitos desses serviços na área de infraestrutura são executadas com recursos do próprio município arrecadados através de impostos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os serviços executados na Avenida Nações Unidas, inaugurada nesta sexta-feira, na Santa Lúcia, foi fruto de tributos municipais.

De acordo com o prefeito Rui Palmeira, a preocupação da gestão foi realizar uma obra duradoura e que melhorasse a vida da comunidade. As obras contemplam aproximadamente dois quilômetros de pavimentação e pouco mais de 800 metros de drenagem. Os serviços estão orçados em quase R$ 1,8 milhão.

“Mais uma obra custeada com recursos do próprio Município. Estamos reinvestindo, em serviços, aquilo que foi pago em tributos. Não adianta fazer uma obra desse porte sem drenagem, jogando asfalto de qualquer jeito. Os serviços se estenderam porque nosso objetivo é fazer uma obra que dure, para acabar de vez com alagamentos que aconteciam antes”, destacou Palmeira.

“O IPTU é um dos tributos mais importantes, visto que corresponde a uma parte significativa da receita municipal. Apesar da importância, ainda registramos um alto índice de inadimplência no pagamento do imposto. Cerca de 50% dos contribuintes não estão com a situação regularizada e isso prejudica o andamento do planejamento do município, principalmente em relação às obras em melhoria da cidade”, diz Gustavo Novaes, secretário municipal de Finanças, reiterando que o não pagamento do imposto pode incluir o contribuinte no cadastro negativo de serviços de proteção ao crédito.

Carnês

O carnê para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pode ser conferido e impresso por meio do site da Prefeitura de Maceió (www.maceio.al.gov.br), no link disponibilizado na barra direita da página. A entrega dos carnês será iniciada em breve. Para quem não receber o boleto em casa até o vencimento, a segunda via pode ser emitida no site da Prefeitura ou nas Centrais de Atendimento ao Cidadão do Shopping Farol, Shopping Miramar e Shopping Pátio.

Para quem preferir quitar o IPTU 2015 em cota única, será concedido desconto de 10% do valor do tributo, tanto aos contribuintes que estão em dia, quanto para os inadimplentes. De acordo com Novaes, o pagamento também pode ser parcelado em até 10 vezes. Segundo estabelece o edital lançado no DOM, o vencimento é no dia 27 de fevereiro e, no caso das parcelas, o pagamento deverá ser efetuado até o último dia útil de cada mês.

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate