Palestra ensina técnicas de cultivo de inhame para horticultores

Trinta produtores de Limoeiro de Anadia participaram da iniciativa
Palestra ensina técnicas de cultivo de inhame para horticultores

Horticultores da Associação dos Produtores Rurais de Limoeiro de Anadia (Asprolimo), integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura no Agreste, foram capacitados nessa sexta-feira (19) sobre o cultivo do Inhame. A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Econômico (Seagri).

As lições foram voltadas ao melhor cultivo da raiz para uma comercialização mais ampla dos produtos, pois na safra do ano passado os produtores tiveram muitos problemas com a conservação e transporte do inhame. O problema acarretava em uma drástica diminuição do valor comercial, dando prejuízo aos agricultores.

Durante a palestra, os produtores conheceram um pouco mais sobre o plantio irrigado, técnicas de preparo do solo, modelos de adubação verde e preparo de defensivos naturais, que podem agregar um maior valor aos produtos da região, além de mais segurança aos horticultores.

Segundo o gestor do APL Horticultura no Agreste, Humberto Sant’Anna, o arranjo está em um momento de transição da técnica convencional para a orgânica e palestras assim são fundamentais no processo. “Se os produtores tratarem do solo e das raízes da forma correta, com certeza os produtos ficarão mais caros e trarão um lucro melhor”, explica.

O APL Horticultura no Agreste é atendido pelo Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), instituído em 2004 pelo Governo de Alagoas, e coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Sebrae.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate