Projeto Luarte Recicla transforma o lixo em arte

Projeto Luarte Recicla transforma o lixo em arte

Transformar o lixo em arte e gerar consciência ambiental. Essas são as principais metas do Projeto Luarte Recicla, desenvolvido em Arapiraca. Vidro, papel, papelão, caixas de leite vazias, plástico, madeira, pneus, retalhos de tecido, entre outros materiais recicláveis, acabam se transformando em arranjos de flores, abajures, telas, quadros, luminárias feitas de cano, cestas, porta fraldas, compartimentos para quarto de bebê e até sofás.

O Projeto Luarte Recicla teve início em novembro de 2013, e tem como objetivo gerar emprego e renda para idosos e pessoas de baixa escolaridade que não têm a oportunidade de mostrar seu trabalho e criatividade. Atualmente, o projeto promove oficinas em que são ensinadas as técnicas que transformam o lixo em produtos de artesanato. As vendas dos produtos são revertidas em renda para os participantes.

A artesã Lucineide Bispo dos Santos, fundadora do projeto, conta que, no início da iniciativa, ela foi à procura de empresas para fornecer os materiais para a reciclagem, e percebeu que elas exigiam o número do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) antes de passar a matéria prima para o projeto. Lucineide procurou o Sebrae para orientá-la na formalização.

“Logo me formalizei e consegui o CNPJ. A partir daí, as coisas começaram a mudar, e as empresas passaram a colaborar com meu trabalho. Foi tudo muito rápido. Em 15 anos como artesã, não cresci tanto quanto nesse último ano”, contou Lucineide.

Após a formalização, Lucineide Bispo participou das Oficinas SEI e começou a ter noções de administração de um negócio e novas ideias para o projeto. A artesã disse que, antes, não sabia dar preços aos produtos feitos com os materiais recicláveis, e, após a participação na oficina, aprendeu.

Hoje, o projeto capacita, de forma gratuita, cada vez mais pessoas. Lucineide disse que a ideia é que aqueles que foram capacitados passem a treinar outros interessados em transformar o lixo em arte.

“Estou buscando capacitar mais pessoas para que elas multipliquem conhecimentos, contribuam e divulguem essa iniciativa. Além de tudo, que elas se conscientizem que o lixo pode se transformar em algo bom, que deixa de poluir o meio ambiente e passa a gerar renda”, disse Lucineide.

Além das oficinas, o Projeto Luarte Recicla também promove exposições dos trabalhos feitos pelas pessoas envolvidas. Já foram realizadas exposições nos municípios de Barra de São Miguel, Feira Grande, Girau do Ponciano e Taquarana.

No último dia 23 de novembro, alguns dias depois do aniversário de um ano do Projeto Luarte Recicla, Lucineide realizou um de seus sonhos: inaugurar a galeria de exposição do projeto. “Quando fui ao Sebrae pela primeira vez, eu só tinha um sonho e uma pequena quantia em dinheiro na minha bolsa. Por isso, digo àqueles que querem abrir um negócio ou tenham um projeto, mas inventam desculpas: sonhem, tenham criatividade e sejam ousados”, pontuou a artesã.

Arestides Bezerra, gerente do Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca, reafirma que, após a orientação da instituição, Lucineide mudou sua vida. O gerente também destacou que o Sebrae deverá capacitá-la ainda mais. “Em 2015, daremos continuidade ao projeto, e vamos fazer um trabalho com eles, junto à Unidade de Turismo e Economia Criativa, para que as ações se desenvolvam ainda mais”.

Oficinas SEI
O conjunto de soluções do Sebrae visa à capacitação de Empreendedores Individuais (MEI), ensinando os principais pontos para a gestão de um negócio eficiente e lucrativo. O conjunto de soluções oferece cinco oficinas: SEI Planejar, SEI Comprar, SEI Vender, SEI Controlar Meu Dinheiro e SEI Empreender. As oficinas têm a duração de três horas, e são ministradas por instrutores do Sebrae.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate