Aumenta número de trechos próprios para banho na costa de Alagoas

Relatório divulgado pelo IMA indica as condições de 60 diferentes pontos nas regiões Norte, Sul e Central
Aumenta número de trechos próprios para banho na costa de Alagoas

O Instituto do Meio Ambiente divulgou hoje (19) o relatório de balneabilidade de 60 diferentes trechos da costa alagoana. O documento é produzido pela Diretoria de Laboratório, com base no que determina a resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Essa semana o número de locais próprios para banho cresceu para 40 e os impróprios caíram para 10.

Dos 18 trechos localizados no Litoral Sul, entre as praias do Pontal do Peba e do Saco, apenas um está imprópria para banho. Em Maceió, foram verificados 20 pontos, entre o Pontal da Barra e a praia de Ipioca, destes, há seis trechos considerados impróprios. No Litoral Norte, entre Paripueira e Maragogi, foram verificados 22 pontos e três não estão indicados aos banhistas.

A classificação quanto à balneabilidade é definida a partir dos índices de Número Mais Provável (NMP) de Coliformes Termotolerantes (fecais) por 100 ml de água, em um conjunto de cinco semanas. As amostras foram coletadas entre os dias 16 e 17, quando houve registro de chuvas.

A divulgação dos locais é feita através da disponibilização do relatório no site do IMA (www.ima.al.gov.br/servicos/balneabilidade/balneabilidade),  em PDF e através do Google Earth. Não são colocadas placas de sinalização nas praias porque as mesmas outrora eram constantemente depredadas ou arrancadas por pessoas insatisfeitas com os resultados apresentados.

Ascom IMA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate