Seagri e Embrapa entregam Zoneamento Agroecológico

Software vai auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas
Seagri e Embrapa entregam Zoneamento Agroecológico

A Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) em parceria com a Embrapa entrega, na próxima quinta (18), o Zoneamento Agroecológico de Alagoas (ZAAL), um software que vai auxiliar as secretarias a criar políticas públicas em prol da agricultura familiar. Durante o evento, que acontece às 9h30 no auditório da Nova Emater, no Jaraguá, os participantes receberão um breve treinamento para manuseio.

O programa consiste no remapeamento do Estado, com base em clima, solo, relevo e manejo da terra, em escala 1:100 mil. O ZAAL será utilizado por engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, veterinários e demais profissionais relacionados às áreas que atuam nos órgãos públicos para facilitar no desenvolvimento de políticas a partir do estudo direcionado à aptidão pedológica, pedoclimática, potencial de terras para irrigação, organização e integração do banco de dados.

O software contará ainda com o desenvolvimento de um Sistema de Informação Geográfica em ArcGis para visualização e manipulação dos dados, tipo de vegetação adequada a um município específico, bem como qual tipo de animal melhor se adequa ao clima e solo do local.

O trabalho vai proporcionar uma visão ampla das potencialidades e limitações do Estado com base em estudos do clima. Além de incentivar o desenvolvimento de melhores técnicas, atuará também na questão financeira, proporcionando a redução do desperdício de recursos e na questão física, trazendo maior segurança às safras.

Agência Alagoas 

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate