Maceió concentra 46,35% do Produto Interno Bruto de Alagoas

Dados do PIB dos Municípios divulgados nesta quinta (11) apontam concentração da riqueza gerada no estado
Maceió concentra 46,35% do Produto Interno Bruto de Alagoas

A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou, nesta quinta-feira (11), o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios alagoanos relativo ao ano de 2012. Segundo os dados, Maceió permanece com a maior concentração da riqueza gerada em Alagoas, com 46,35%.

No ano de 2012, o PIB geral atingiu o montante de R$ 29,545 bilhões. Dos 102 municípios alagoanos, apenas cinco foram responsáveis por 63,80% da geração de riquezas, demonstrando uma centralização elevada na produção. Entre os principais estão Maceió (46,35%), Arapiraca (8,18%), Marechal Deodoro (3,80%), São Miguel dos Campos (2,99%) e Coruripe (2,47%).

Apesar de permanecer como principal produtor de riquezas, os números em Maceió se mantiveram relativamente estáveis quando comparados ao período anterior. Isso ocorreu devido ao recuo no Setor da Indústria (24,42%), em particular no segmento Alimentos.

No município de Arapiraca, o 2º maior PIB de Alagoas evoluiu em 11,2% em relação ao ano de 2011. Este desempenho se deve ao crescimento de 91,98% dos setores da agropecuária, fortalecida pela cultura da mandioca – com a presença de um Arranjo Produtivo Local (APL) na região, que trouxe o melhoramento desta cadeia desde a produção até a comercialização – e pela criação de aves, devido ao Programa de Avicultura Familiar (PAF). Os números também foram estimulados pelo setor da Indústria, cuja variação foi de 6,84%, impulsionada pelo segmento de Bebidas.

Marechal Deodoro, por sua vez, apresentou crescimento de 23,24%, concentrado principalmente no segmento Industrial (26,69%). O aumento das atividades no setor químico-plástico e a inauguração de uma nova planta industrial contribuíram diretamente para a ascensão do município.

Ainda de acordo com o levantamento, São Miguel dos Campos ocupou a 4ª colocação em produção de riquezas, com 2,99%. Coruripe na 5ª colocação, com participação relativa de (2,47%) e uma variação negativa de 11,73%.

Segundo o economista da Seplande, Roberson Leite, a variação negativa na Agropecuária (24,79%) é responsável pela queda nos municípios produtores de cana de açúcar, e pode ser atribuída às condições climáticas.
“Mesmo se mantendo entre os cinco principais produtores, São Miguel e Coruripe apresentaram um decréscimo devido à seca que atingiu estes municípios”, explicou.

Os municípios de Belém (0,08%), Olho d’Água Grande (0,07%), Palestina (0,07%), Pindoba (0,06%) e Mar Vermelho (0,06%) tiveram pouca representatividade, respondendo por menos de 0,5% do PIB no ano de 2012.

Em temos gerais, a pesquisa aponta que a Agropecuária apresentou recuo de 9,0%, a Indústria cresceu 9,1%, e o setor de Serviços deteve a maior participação, com 72,1%, entre os setores produtivos, motivados pelos subsetores do Comércio e Administração Pública.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate