Governador é homenageado pela Cadeia Produtiva do Leite nesta quinta-feira

Governador é homenageado pela Cadeia Produtiva do Leite nesta quinta-feira

O governador do Estado, Teotonio Vilela Filho, será homenageado, nesta quinta-feira (11), por produtores da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), durante a Festa do Leite 2014, em Batalha. O evento acontece a partir das 11h, no Parque Industrial de Beneficiamento de Leite, e é promovido em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) e Prefeitura Municipal de Batalha.

Através do Programa do Leite, a Seagri vem atuando na melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias. O programa, desenvolvido pelo Ministério do desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) realiza a entrega de 1 litro de leite por dia às famílias cadastradas, mediante critérios pré-estabelecidos e possui duas vertentes de beneficiamento: beneficiário produtor e beneficiário receptor.

Os beneficiários produtores do programa do leite são agricultores familiares que se enquadram nos grupos “A”, “A/C”, ”B” Agricultor familiar do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar –PRONAF, e que apresentam a declaração de aptidão ao Pronaf (DAP). Os beneficiários consumidores são gestantes, a partir da constatação da gestação pelas unidades de saúde, crianças de 02 a 07 anos, nutrizes até 06 meses após o parto, idosos com mais de 60 anos e outros desde que justificado e autorizado pelo CONSEA Estadual e pelo SESAN.

Atualmente, 80 mil famílias recebem 7 litros de leite por semana e 4.200 produtores atuam como fornecedores, vendendo o produto ao Estado, a preço justo e repassando às famílias cadastradas. A qualidade do leite é garantida pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas.

Na ocasião, produtores de leite, associações, consumidores e lideranças do setor irão apresentar as melhorias proporcionadas pelas ações do programa. Haverá ainda apresentação de casos de sucesso para demonstrar os benefícios e avanços das comunidades que estão inseridas no programa.

Fazem parte do Programa duas Cooperativas – CPLA e COOPAZ e 12 Laticínios – Amaral, Batalha, Brestas, Degust, Ducamp, Easa, Mainha, Mont Rey, Murici, Pindorama, Renascer e São Luiz que são contratados pelas cooperativas e fazem a pasteurização e distribuição do leite aos pontos de distribuição nos 102 municípios do estado.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate