Governo disponibiliza 2ª Edição do Alagoas em Mapas

Governo disponibiliza 2ª Edição do Alagoas em Mapas

As atuais características geográficas de Alagoas e a atualização do cenário econômico do estado já podem ser consultadas por meio da 2ª Edição do Alagoas em Mapas. A publicação reúne 130 marcações geográficas dos municípios alagoanos, além de caracterizações territoriais, como agropecuária, economia e indicadores sociais.

Elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), através da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), o material é lançado bienalmente e colabora para o entendimento prático da realidade dos municípios, além de representar uma das ferramentas utilizadas no planejamento e monitoramento das esferas governamentais, como segurança, meio ambiente, agricultura, distribuição de serviços, escolas, hospitais, entre outras.

Nesta edição, a reestruturação de acabamento dos mapas representa um diferencial. Os 130 quadros geográficos são divididos em temáticas específicas, além de apresentar imagens que utilizam tecnologia 3D e carta-imagem. Os mapas anteriores também são disponibilizados para consultas e comparações.

“Trazemos as inovações tecnológicas, mas mantemos o histórico anterior, o que possibilita o entendimento do cenário. Todos os mapas são acompanhados de notas técnicas para facilitar a leitura do material através da explicação do conteúdo”, afirmou o diretor de Geoprocessamento da Seplande, Lucas Cavalcante.

Outra novidade desta edição é a utilização de códigos QRS Codes, que são lidos por aparelhos smartphones e possibilita o acesso aos mapas de forma prática. “Estamos democratizando ainda mais o acesso aos dados de interesse público. O Alagoas em Mapas possibilita o entendimento do cenário socioeconômico e geoespacial de Alagoas, quebrando os paradigmas e limitações de tabelas que complicavam sua leitura”, ressaltou Lucas.

Além do Alagoas em Mapas, a Seplande elabora outras publicações voltadas para o estudo do cenário econômico, como a Conjuntura Econômica e o Alagoas em Número, todos disponíveis no site Alagoas em Dados e Informações. Todas as publicações podem ser acessadas no site: www.dados.al.gov.br.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate