Renan Filho vai manter Acolhe Alagoas na recuperação de dependentes químicos

Renan Filho vai manter Acolhe Alagoas na recuperação de dependentes químicos

Na campanha para o governo nas eleições deste ano Renan Filho conheceu de perto o Acolhe Alagoas. Da lavra do deputado federal Givaldo Carimbão (PROS-AL), programa virou referência nacional e deve ser replicado pelo governo federal.

Na semana passada o governador eleito e Carimbão encontraram, em Brasília, o vice-presidente da república, Micher Temer, e o ministro da Casa Civil, Aloísio Mercadante. Os dois recomendaram a manutenção do Acolhe que tem sido encarado como uma esperança de solução no enfrentamento a “epidemia” das drogas.

Antes mesmo de receber a recomendação, Renan Filho disse que já tinha decidido pela continuidade do programa: “é um programa inovador, que ajuda no recuperação e reintegração do dependente químico. Eu fui á várias comunidades e vi de perto que o programa funciona”, aponta o governador eleito.

Renan Filho adianta que no seu governo, que começa em janeiro de 2015, fará um combate duro ao tráfico: “vamos trabalhar a recuperação dos dependentes, através do Acolhe e de outras iniciativas, mas seremos implacáveis no combate aos traficantes”.

Mantidas com a ajuda da Sepaz as comunidades acolhedoras conseguem um alto índice de recuperação de dependentes químicos até 5 vezes maior e por um custo até 10 vezes menor do que as clínicas de recuperação.

Atualmente são mais de 40 comunidades acolhedoras, a maioria mantidas por igrejas, além das fazendas da esperança. Juntas essas instituições tem capacidade para acolher mais de 1,2 mil dependentes químicos simultaneamente.

Renan Filho garante manutenção do Acolhe em 2015

Os recursos para manutenção das comunidades do Acolhe são oriundos do Fecoep, o Fundo Estadual de Combate à Pobreza.

Com a virada de ano e troca do governo existia o risco de interrupção do programa durante semanas ou meses. Existia. Atendendo pedido de Carimbão Renan Filho autorizou o uso dos recursos, já aprovados pelo Fecoep.

“Com a decisão do governador eleito o programa não terá solução de continuidade. Espero que ele fortaleça o Acolhe, até porque esse programa tem sido um importante aliado no combate a violência”, aponta Carimbão.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate