Regina Miki vai ‘apresentar’ Brasil Mais Seguro a Renan Filho

Regina Miki vai ‘apresentar’ Brasil Mais Seguro a Renan Filho

O governador eleito está em Brasília. No Planalto Renan Filho cumpre agenda de deputado federal do PMDB e também trabalha como governador eleito.

Nesta quarta-feira, 26, ele terá vários compromissos em função do governo do estado. O mais importante dele, no Ministério da Justiça, vai tratar da questão da segurança, uma das prioridades do futuro governador.

Renan Filho eleito será recebido pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e pela secretária Nacional de Segurança. Regina Miki fará uma apresentação detalhada do Plano Brasil Mais Seguro, implantado em Alagoas em junho de 2012.

“Vamos avaliar o plano e as ações que poderão ter continuidade em 2015”, adianta Renan Filho. O objetivo do governador eleito é tirar de Alagoas o título de estado mais violento do Brasil.

Renan Filho vai se aprofundar no conhecimento do programa e definir parcerias com o governo federal para o enfrentamento do crime.

Plano não conseguiu reduzir número de homícios

Embora tenha conseguido estagnar os índices de homicídios de Alagoas, o Plano Brasil Mais Seguro não conseguiu reduzir o número de assassinatos no Estado.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2014, divulgado no dia 11 de novembro, Alagoas registrou alta no número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) no ano passado, em comparação a 2012.

Segundo o estudo, divulgado, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o estado teve aumento no número de crimes em um ano e que apresentou, mais uma vez, a maior taxa de homicídios do País.

Em 2012 2.040 pessoas foram assassinadas em Alagoas, o equivalente 64,4 mortes por grupo de 100 mil habitantes. Em 2013 foram 2.140 homicídios, repetindo a marca de 64,4 homicídios/100 mil habitantes.

De acordo com publicação 1.843 casos de homicídios dolosos em 2012 (ou 58,2 mortes por 100 mil habitantes e 1.934 no ano passado (ou 58,5 assassinatos).

Programa Brasil Mais Seguro

O programa, segundo o Ministério da Justiça, integra o Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, que realiza ações voltadas para o fortalecimento das fronteiras, o enfrentamento às drogas, o combate às organizações criminosas, a melhoria do sistema prisional, a segurança pública para grandes eventos, a criação do Sistema Nacional de Informação em Segurança Pública e a redução da criminalidade violenta.

O Programa tem como objetivo induzir e promover a atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública e do sistema de justiça criminal, focado na qualificação dos procedimentos investigativos e na maior cooperação e articulação entre as Instituições de Segurança Pública e o Sistema de Justiça Criminal (Poder Judiciário e Ministério Público).

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate