Acordo coletivo de trabalho é discutido na Federação da Agricultura

Comissões patronal e trabalhista voltarão a se reunir na próxima terça-feira (25)
Acordo coletivo de trabalho é discutido na Federação da Agricultura

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) sediou na tarde da última terça-feira, 18, a segunda reunião para o acordo coletivo de trabalho 2014/2015. No encontro, a comissão patronal, representada pela Faeal, Asplana e Sindaçúcar e a comissão trabalhista representada pela Fetag/AL negociaram cláusulas econômicas para os trabalhadores rurais do setor sucroenergético.

Com a proposta de negociação somente sobre as cláusulas econômicas, mantendo as demais cláusulas que já estão em vigor atualmente, a comissão patronal iniciou as conversas em torno do assunto.

“Estamos tentando, no menor espaço de tempo, encontrar uma solução que atenda a expectativa dos nossos trabalhadores rurais e dos nossos empregadores. A Faeal acredita que pelo amadurecimento dos componentes das comissões, se chegará de forma rápida a uma solução que atenda as duas categorias”, disse Álvaro Almeida, presidente da Faeal.

Para Miguel Teixeira, da Usina Serra Grande e integrante da comissão patronal, alguns pontos precisam ser apreciados com mais atenção. “Voltaremos a nos reunir na próxima terça-feira, 25, e finalizar as negociações, pois avançamos bastante na reunião desta terça”, disse.

A comissão patronal propôs reajuste de 6,5% nos salários dos trabalhadores. Pagamento que já será retroativo ao mês de novembro. Porém, a Comissão Trabalhista contrapropôs com um aumento de 9% justificando que a proposta de aumento de 6,5% não é satisfatória, pois fica no limite da inflação, não havendo ganho para o trabalhador.

Segundo Antônio Torres, presidente da comissão de negociação dos trabalhadores, apesar de não ter uma resolução definitiva, a negociação sobre o acordo ocorre da melhor forma possível. “Se a próxima reunião ocorrer da mesma forma que têm ocorrido, nós terminaremos a negociação já no próximo encontro. Iremos analisar o equilíbrio entre as partes, fazendo com que seja satisfatório para os dois lados”, finalizou.

Como não houve nenhuma decisão final sobre o aumento. As comissões voltam a se reunir na próxima terça-feira, 25, para que possa ser fechado o acordo coletivo de trabalho. O novo encontro será na sede da Faeal, no bairro do Jaraguá, a partir das 15h.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate