CPLA visita Aurora, uma das maiores cooperativas do Brasil

CPLA visita Aurora, uma das maiores cooperativas do Brasil

Sediada em Chapecó, Santa Catarina, a Aurora ganhou destaque no noticiário econômico da semana por ser a primeira empresa a exportar carne de suíno para os Estados Unidos. Uma das maiores do Brasil, a Cooperativa Central, que é lastreada por outras 12 cooperativas singulares, é formada por 62 mil cooperados, tem 23,5 colaboradores e deve fechar 2014 com faturamento da ordem de R$ 6,7 bilhões.

Hoje a Aurora tem várias plantas industriais em Santa Catarina e outros estados do Sul do Brasil. Seus principais negócios é a produção de aves, de suínos e leite, mas a cooperativa também atua no segmento de rações e é reconhecida pela qualidade e pela parceria com o produtor.

O exemplo da Aurora inspirou os gestores da Cooperativa  de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), que foram até Santa Catarina conhecer a Cooperativa Central, em busca de modelo que possa ser implantado em Alagoas. O principal objetivo da visita foi conhecer a unidade de processamento de leite, uma planta com três indústrias interindependentes (UHT, leite e soro em pó e queijos e iogurtes) e capacidade operacional de 1,4 milhão de litros de leite por dia.

Na Aurora a industrialização do leite começou há apenas seis anos. A fábrica, no município de Pinhalzinho, que contou com investimentos da ordem de R$ 200 milhões, tem por portanto, tecnologia de ponta no setor de lácteos: “além de conhecer a planta industrial e o projeto, fomos também em busca de parcerias que nos ajudem na reabertura da fábrica da Camila, em Batalha, que foi adquirida pela CPLA”, explica Aldemar Monteiro.

A Assessoria de Comunicação da CPLA distribuiu texto sobre a visita. Veja na íntegra:

 

CPLA visita Cooperativa Central em Santa Catarina

Viagem faz parte dos investimentos para abertura de usina de beneficiamento de leite em Batalha

O diretor presidente, Aldemar Monteiro e o diretor administrativo-financeiro, Fernando Medeiros, da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) visitaram, nesta sexta-feira, 14, as instalações da Cooperativa Central Aurora Alimentos, em Chapecó, Santa Catarina.A viagem faz parte dos investimentos para abertura do Parque Industrial de Beneficiamento de Leite, em Batalha/AL.

Recebidos pela diretoria da empresa, a comitiva que além da CPLA foi formada por representantes do Sebrae/AL e outros cooperados, conheceu as três plantas de beneficiamento de leite da Aurora Alimentos, que trabalha diariamente com cerca de 1,5 milhão de litros de leite por dia. Além disso, a CPLA pode observar todo o trabalho de cooperativismo e associativismo que é realizado junto aos produtores familiares, um dos pontos fortes da empresa, ao qual a CPLA realiza trabalho semelhante.

“Estamos buscando conhecer melhor todo o trabalho realizado pela Cooperativa Central, a fim de levar o máximo de informação e conhecimento para contribuir ainda mais com a cadeia do leite alagoana”, disse Aldemar Monteiro.

Durante a visita, a CPLA pode conhecer os modernos equipamentos usados nas plantas de leite em pó, queijo e leite longa vida da Aurora Alimentos. Segundo o presidente da CPLA, a iniciativa de observar de perto todo o trabalho realizado pela Aurora Alimentos, facilitará o entendimento e contribuirá para que a Usina de Beneficiamento de Leite de Batalha seja inaugurada seguindo normas e padrões de empresas de grande, valorizando o que é produzido em Alagoas.

“Nossa intenção é fechar um acordo para que haja uma inter cooperação entre a Aurora Alimentos e a nova fábrica de Batalha. Dessa forma teremos um bom acompanhamento e garantia de desenvolvimento além do que já esperamos”, finalizou Aldemar.

A Cooperativa Central Aurora Alimentos foi criada em 1969 e atualmente conta com 68 mil associados. Além de leite, a empresa trabalha com suínos e aves, exportando sua produção para mais de 60 países.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate