Viveiro da Prefeitura produz mudas para espaços públicos

Viveiro da Prefeitura produz mudas para espaços públicos

Com uma área de 2.400 metros quadrados, o viveiro de mudas da Prefeitura de Maceió, fica localizado dentro do Parque Municipal (PrqMM), no bairro Bebedouro, ambos administrados pela Secretaria Municipal de Proteção do Meio Ambiente (Sempma). As árvores e plantas que ornamentam as praças, mirantes e canteiros centrais na cidade de Maceió são produzidos nesse viveiro.

O espaço também funciona como um laboratório de ensino para entidades públicas e privadas. Estudantes de agronomia, botânica, biologia e de outros cursos, vão em busca de aulas práticas. Os conteúdos são diversos: como manipular as sementes, a terra, o envase dos galhos e sementes nos saquinhos, controle de pragas, acompanhamento da germinação do vegetal, irrigação até o transporte e destino final de plantio.

O cuidado com as espécies produzidas no viveiro fica sob a responsabilidade de dois agrônomos e oito jardineiros. Uma das maiores precauções dos profissionais é o controle de pragas, além de identificar, catalogar e exterminar os invasores. Depois da análise cautelosa em cada muda, ela é liberada para ser plantada algum dos jardins da capital.

Uma média de oito mil mudas são produzidas por mês dentro do espaço. Existe também a coleta das sementes em campo, principalmente na extensão do canteiro central das avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro. Outra função do viveiro é a doação de mudas para a população. O cidadão maceioense que queira plantar uma árvore, pode procurar o viveiro: os técnicos doam e orientam sobre a melhor forma de plantio. O horário de funcionamento do viveiro municipal é de 8h da manhã até às 14h.


Ascom Sempma

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate