As idas e vindas de servidores do estado de Alagoas para outros estados do Brasil e até mesmo para cidades do interior, por via área, demandam gastos milionários. A despesa com a compra de passagens aéreas ou locação de aeronaves passa dos R$ 10 milhões ao ano, em média, considerando os dados disponíveis, a partir de 2007, no Portal da Transparência.
As despesas com viagens aéreas no período passam dos R$ 92 milhões.A média dos gastos aumenta se consideramos os últimos quatro anos. Em 2013, por exemplo, as despesas com passagens e locação de aeronaves passou dos R$ 16 milhões.
O maior aumento de gastos do governo se dá na locação de aeronaves que não são usadas, como muitos deduzem, apenas pelo governador. Em 2014, os gastos com o pagamento desse serviço para a Flyone Serv Aereos Espec Com e Serv Ltda, até outubro, somaram R$ 3,79 milhões. Desse total, R$ 345 mil foram pagos pelo Gabinete Militar, R$ 1,876 milhão pela Secretaria de Saúde e R$ 1,574 milhão pela Polícia Militar.
Os gastos apenas com passagens áreas no período aumentaram em mais de 100%. Em 2007 o governo de Alagoas registrou despesas da ordem de R$ 4 milhões e em 2013 foram mais de R$ 10 milhões. Neste ano foram mais de R$ 8 milhões até outubro.
Somados aos gastos de passagens aéreas com diárias, com locação e aeronaves e diárias que no período compreendido entre 2007 e 2014 chegaram a R$ 100 milhões, levantamento feito pelo blog no Portal da Transparência do Estado mostra que as despesas apenas com essas modalidades chegam a quase R$ 200 milhões.
Apesar da crise financeira e da determinação do governador Teotonio Vilela Filho que orientou o governo a reduzir as despesas com custeio, o Estado de Alagoas deve fechar 2014 com despesas iguais as registradas no ano anterior.