Apesar de pesquisas, analista político aponta vitória de Aécio Neves

Apesar de pesquisas, analista político aponta vitória de Aécio Neves

O analista político Marcelo Bastos virou uma espécie de “vidente” da política alagoana. Em 2012 ele acertou, com antecedência, o nome dos eleitos para a Câmara de Vereadores de Maceió. Nas eleições deste ano, as previsões para a eleição de deputado federal (http://wp.me/p2Awck-213) e deputado estadual (http://wp.me/p2Awck-21f) publicadas aqui foram certeiras.

“Analisando as eleições em Alagoas, pelas minhas projeções acertei os 9 eleitos das 9 vagas para Deputado Federal e acertei 25 eleitos das 27 vagas para Deputado Estadual”, disse Marcelo durante entrevista para a Rádio Jornal AM.

Agora o analista político e professor Marcelo Bastos, contrariando os últimos resultados das pesquisas, aponta a vitória do candidato Aécio Neves, do PSDB, no segundo turno das eleições para presidente.

Para Marcelo, os erros dos institutos de pesquisa devem se repetir: “o Data Folha e o Ibope, os dois principais institutos de pesquisas do Brasil erraram de uma forma grosseira as pesquisas no primeiro turno”, diz.

Ele Explica: “na última pesquisa do primeiro turno Data-Folha, a candidata Dilma tinha 20% a mais que o candidato Aécio, na pesquisa de boca de urna do Ibope do 1° turno, ela aparecia com 14% a frente do Aécio e ao totalizar a apuração do 1° turno, a diferença da candidata Dilma foi de apenas 8%. Outros institutos apresentaram resultados mais próximos do resultado oficial do primeiro turno, entre eles Isto é –Sensos e o Veritá”.

O Data-Folha, frisa Marcelo Bastos, nas últimas pesquisas no segundo turno apresenta sempre a candidata Dilma com a diferença de 4% dos votos válidos em relação ao candidato Aécio.

“Neste segundo turno não tem nenhum fato relevante que venha fazer a candidata estar na frente do candidato Aécio. Ambos têm o mesmo tempo no guia eleitoral, nos três debates o Aécio teve melhor desempenho, tem o apoio de toda a oposição inclusive da Marina e se intensificaram as denúncias sobre os escândalos dos desvios da Petrobras. Diante de todos esses fatores mesmo assim a candidata Dilma cresce e o candidato Aécio diminui?”.

Marcelo considera “estranhas” as pesquisas do Datafolha no segundo turno.

“Lembrando também que o candidato Aécio ganha as eleições na Região Sudeste, Sul e Centro-Oeste e a candidata Dilma, apenas no Nordeste e Norte. O Instituto Veritá, na última pesquisa do segundo turno aponta uma vantagem para o candidato Aécio de 7% e Isto É – Sensos de 12% para o candidato Aécio. Diante de todos esses fatores e dos números disponíveis, não tenho nenhuma dúvida que no dia 26 de outubro o candidato Aécio Neves vai ganhar as eleições para o Presidente do BRASIL”, enfatiza.

Será? Vamos esperar mais três dias para ver se Marcelo acerta de novo.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate