Controle de Zoonoses realiza ação integrada de prevenção de edemias

Controle de Zoonoses realiza ação integrada de prevenção de edemias

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), dá início, nesta segunda-feira (20), a I Ação Integrada de Prevenção e Controle de Endemias. A iniciativa, que será realizada pelos agentes de endemias do município durante toda a semana, tem o objetivo de implementar ações de prevenção e controle relativas à dengue, febre de chikungunya, leptospirose e acidentes por escorpião com a população dos bairros de maior risco epidemiológico, para reduzir a incidência desses agravos. O primeiro bairro a ser trabalhado pelas equipes será Fernão Velho.

“Consideramos essa atividade uma ação de extrema importância para conscientização da população, especialmente quanto ao manejo do ambiente para evitar o surgimento de tais doenças que causam tantos transtornos à população maceioense”, afirma a coordenadora de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, Carmem Samico.

Na ação – que contará com a parceria da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) – serão realizadas visitas domiciliares para que os agentes possam identificar situações e fatores de risco ambiental para disseminação e proliferação de vetores. Além disso, as equipes – inclusive a de Educação em Saúde do CCZ, que já vem mobilizando a comunidade, buscando sensibilizar os moradores para colaborar na ação – trabalharão para promover o saneamento domiciliar em conjunto com o morador, visando desenvolver ações educativas de prevenção desses agravos.

Para Fernanda Rodrigues, Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, outro passo importante é a possibilidade de avaliar a atuação dos Agentes de Controle de Endemias trabalhando de forma integrada em todos os agravos.


Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate