Fernando Toledo só assume vaga de conselheiro no Tribunal de Alagoas em dezembro

Fernando Toledo só assume vaga de conselheiro no Tribunal de Alagoas em dezembro

O presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Toledo (PSDB) vai retardar ao máximo sua posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Ele já poderia ter assumido o cargo pelo qual tanto lutou e ganhou o direito de assumir após decisão do STF, mas vai ficar na presidência da Assembleia Legislativa pelo menos até meados de dezembro. “Devo ficar na ALE até a terceira semana de dezembro”, aponta.

A permanência na ALE, explica Toledo, se dá por conta compromissos que ele tem com o grupo que o elegeu presidente da ALE, com o governador Teotonio Vilela Filho e com o Estado: “é fundamental manter a governabilidade. Eu tenho compromissos com o Estado e fico na ALE para conduzir a votação de projetos importantes”, aponta.

Sucessor

Toledo sai em dezembro mas o novo presidente da ALE só será eleito no dia 1º de fevereiro de 2015, quando começa a nova legislatura. Até que um grupo majoritário seja formado entre os 27 deputados eleitos ou reeleitos, os parlamentares vão “conversar muito”.

Alguns nomes, no entanto, já começam a ser ventilados. Com interesse na vaga de Toledo estariam Antônio Albuquerque, Inácio Loiola e Ricardo Nezinho, entre outros.

A tendência é que a nova mesa diretora seja formada por aliadas do governador eleito, Renan Filho (PMDB). “É um processo natural o entendimento da Assembleia Legislativa com o governo, até por conta da governabilidade”, aponta Toledo.

Mas não será fácil Renan Filho eleger o presidente da ALE se ele não se movimentar logo, alerta um deputado reeleito: “já existem dois pequenos grupos formados, trabalhando a formação da nova mesa diretora. Um desses grupos é articulado por integrantes da atual mesa diretora e é muito forte”.

Fernando Toledo só assume vaga de conselheiro no Tribunal de Alagoas em dezembro

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate