Quem vai ganhar para federal em AL? Veja as projeções de um especialista

Professor Marcelo Bastos realiza análise dos candidatos que podem ser eleitos
Quem vai ganhar para federal em AL? Veja as projeções de um especialista

Em 2012 o professor Marcelo Bastos (diretor do Marcelo Cursos e Colégio Pontual) fez um projeção, com duas semanas de antecedência, dos candidatos a vereador que deveria ser eleitos em Maceió. Ele acertou, em cheio.

Agora o professor fez nova projeção, publicada há cerca de uma semana, pelo semanário Extra Alagoas. Suas projeções confirmam as pesquisas de “consumo interno” das principais coligações e batem com a avaliação de vários analistas.

Levando em conta que eleição proporcional  em Alagoas se decide por um conjunto de fatores (popularidade, carisma, dinheiro, poder e influência familiar, entre outros), eu concordo, no geral, com a avaliação dos “especialistas” e também do Marcelo.

Anote aí minha opinião. Para federal: a coligação de Renan Filho faz 4 podendo. Os favoritos, pela ordem, são Ronaldo Lessa (PDT), Carimbão (Pros) e Marx Beltrão (PMDB), seguidos de Paulão (PT) e Rosinha da Adefal (PTdoB) que brigam pela quarta vaga.

A chapa do PRTB/PMN  faz um: Cícero Almeida. Se fizer um segundo, brigam pela vaga Val Amélio e Aderval Tenório.

A coligação de Biu de Lira faz 2 podendo fazer o terceiro. Favoritos, pela ordem, Arhur Lira (PP), Maurício Quintella (PR). Na briga por outra vaga estão Nivaldo Albuquerque (PRPL) e JHC (SD). Régis Cavalcante (PPS) também pode surpreender.

A Coligação PSDB/PRB faz um: Pedro Vilela. Se fizer o segundo, quem entra é Rogério Téofilo.

No total, Alagoas vai eleger nove federais. Se essa estimativa estiver correta, oito serão eleitos de “primeira” e uma vaga vai ficar para ser disputada, na sobra, entre estas quatro coligações. Os outros partidos e coligações não apresentam, por enquanto, possibilidade de atiginr o quociente eleitoral.

A opinião de Marcelo

Marcelo Bastos sempre gostou e estudou política. A partir de inúmeras informações ele fez a projeção dos nomes dos futuros deputados federais e estaduais de Alagoas. “Na minha análise eu levo em consideração fatores relevantes, como: pesquisa de consumo interno dos partidos e candidatos, às quais tenho acesso, estrutura financeira de cada concorrente, o que ele vem realizando de atividades de campanha através das redes sociais, se é político de vários mandatos, sua notoriedade e aceitação popular e por fim o sentimento popular por onde tenho andado, em dezenas de bairros de Maceió e cidades do Estado”, disse ele ao Extra.

No seu levantamento, Marcelo diz que a próxima a bancada federal já  tem “nomes certos”: “Alguns candidatos a deputado, seja federal ou estadual, possuem estruturas para concorrer a cargos majoritários. A eleição em Alagoas é uma das mais caras do país, mas essa relação econômica está intimamente ligada com miséria e os currais eleitorais em cada região do Estado”.

Veja a projeção do professor para deputado federal

As projeções são feitas levando-se em conta que o quociente eleitoral para eleger um deputado federal vai ficar entre 158 mil a 163 mil votos.

Na coligação PRTB/ PPL/ PMN o favorito é o ex-prefeito da capital, Cícero Almeida. Quem pode pegar “carona” na de Almeida para a Câmara Federal é Val Amélio, filho do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cícero Amélio.

Na coligação PP, PPS, PSDC,PRP,PR,PSL,PSB, SD e DEM são favoritos Arthur Lira, Benedito de Lira, e Maurício Quintella.  João Henrique Caldas, Nivaldo Albuquerque, Régis Cavalcante e Fátima Santiago podem ter uma boa votação, o que pode abrir uma terceira vaga.

A coligação PV, PT do B, PMDB, PROS, PC do B, PSC, PHS, PTB, PSD, PDT e PT pode conquistar de 3 a 4 vagas na Câmara Federal, , segundo o professor Marcelo Bastos.  Givaldo Carimbão,  Marx Beltrão e Ronaldo Lessa, são apontados como três nomes certos na Câmara Federal em 2015. Brigam pela quarta e remota quinta vagas: Paulão e Rosinha da Adefal.

A coligação PSDB/ PRB luta para eleger Pedro Vilela.

 

Author Description

Redação

There are 2 Comentários. Adicione o seu


    Warning: call_user_func() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'tfuse_comment' not found or invalid function name in /home/edivaldojunior/www/wp-includes/class-walker-comment.php on line 180

    Warning: call_user_func() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'tfuse_comment' not found or invalid function name in /home/edivaldojunior/www/wp-includes/class-walker-comment.php on line 180

Participe do debate