Renan Filho e Biu de Lira ficam mais uma vez ‘cara a cara’ na TV

Debate acontece nesta sexta-feira (26), na TV Pajuçara, a partir das 22h40
Renan Filho e Biu de Lira ficam mais uma vez ‘cara a cara’ na TV

Daqui até a eleição, no dia 5 de outubro, os candidatos a governador de Alagoas terão pelo menos dois encontros em debates promovidos pela TV. O primeiro deles acontece nesta sexta-feira, 26, na TV Pajuçara, a partir das 22h40. O próximo debate, já confirmado, acontece na TV Gazeta de Alagoas e será realizado no próximo dia 30.

Benedito de Lira (PP) e Renan Filho (PMDB), que tem polarizado nas pesquisas e no guia eleitoral vão ficar frente a frente – ou lado a lado, dependendo da interpretação – no debate promovida pela emissora da Record.

O encontro vai durar duas horas terá a participação de outros quatro candidatos ao governo: Júlio Cezar  (PSDB),  Mário Agra (PSOL), Joathas Albuquerque (PTC) e Coronel Goulart (PEN).

Penúltima chance

Com desempenho fraco nos outros debates promovidos no rádio e na TV, os candidatos terão a oportunidade de focar na apresentação de propostas. É isso – embora os marqueteiros não entendam o recado – que o eleitor quer.

As agressões – que predominaram mais em algumas campanhas do que em outras – não agradam o eleitor, principalmente o que continua indeciso e em busca de um bom motivo para escolher este ou aquele candidato.

Frente a frente

Os dois principais candidatos ao governo de Alagoas dedicaram parte da campanha á troca de acusações, ataques e contra-ataques, deixando de lado propostas e aumentando a temperatura eleitoral no estado.

Os ataques diminuíram e a pressão baixou após a atuação da Justiça Eleitoral, que foi severa na concessão de direitos de resposta e até na suspensão dos programas eleitorais.

Depois de perder tempo precioso no rádio e na TV os marqueteiros passaram a apostar numa estratégia mais propositiva. A mudança mais palpável se deu no programa do Biu – o mesmo programa que iniciou os ataques, com o uso de personagens e uma linguagem jocosa, que embora tenha dado certo nas eleições de 2010, quando Benedito de Lira venceu Heloísa Helena na disputa para o Senado, parece não ter surtido o mesmo efeito agora.

Nesta sexta-feira, Renan Filho (PMDB) e Benedito de Lira (PP) vão ficar cara a cara pela primeira vez desde que os ânimos arrefeceram e os ataques ficaram menos acirrados. Eles terão a oportunidade de se enfrentar, trocando acusações, ou – se preferirem – podem evitar o confronto, dirigindo perguntas a outros candidatos e apostando num debate propositivo.

Quem vai

O debate com os candidatos ao Governo de Alagoas começará às 22h40, na TV Pajuçara e terá a duração de duas horas. Confirmaram presença, segundo nota da emissora,  os candidatos Benedito de Lira (PP), Coronel Goulart (PEN), Joathas Albuquerque (PTC), Júlio Cezar (PSDB), Mário Agra (PSOL) e Renan Filho (PMDB).

De acordo com a Pajuçara, os candidatos foram convidados de acordo com o previsto no artigo 46, da Lei das Eleições, que assegura a participação de candidatos dos partidos com representação na Câmara de Deputados.

O debate será mediado pelo  jornalista Mauro Wedekin e será dividido em cinco blocos, sendo três de confronto diretos entre os candidatos, um bloco destinado a perguntas de jornalistas e outro para as considerações finais.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate