Mobilidade urbana: Rui destaca melhorias no trânsito

Implantação da Faixa Azul e Onda Verde procuram minimizar problemas de tráfego
Mobilidade urbana: Rui destaca melhorias no trânsito

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Maceió vem trabalhando para promover melhorias de mobilidade urbana na cidade. Investimentos em áreas como infraestrutura de vias, reformas de terminais são exemplo desses trabalhos. A Faixa Azul é outro exemplo dessas ações. A medida reduziu significativamente o tempo de percurso dos ônibus que passam pelas Avenidas como Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro.

E para buscar novos avanços, a gestão avaliou iniciativas bem sucedidas adotadas por outras capitais do Brasil, com o intuito de estabelecer avanços no trânsito da capital. “Nós temos capacitado os servidores municipais buscando as boas práticas. Alguns técnicos da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) foram a São Paulo e a Recife para que trouxessem ideias e melhorias, como é o caso da Onda Verde que já foi implantada em Maceió. E nós procuramos esses avanços para minimizar os problemas no trânsito em nossa cidade”, comentou o prefeito Rui Palmeira.

Faixa Azul
No mês fevereiro deste ano, iniciou-se a marcação de cor azul para as faixas exclusivas de ônibus em Maceió. Os corredores foram implantados à direita em toda a extensão e nos dois sentidos de fluxo na Avenida Fernandes Lima e Avenida Durval de Góes Monteiro e parte da Tomás Espíndola. O objetivo da iniciativa é deixar a viagem desse transporte público mais rápida.

Os condutores devem estar atentos às normas, como: somente podem transitar na via exclusiva os ônibus coletivos de Maceió, as vans complementares da Região Metropolitana e táxis com passageiros nos horários de 6h às 20h nos dias úteis. Porém, o fluxo é liberado após este horário bem como nos finais de semana e feriados.

Já os veículos que utilizarem a faixa por mais de duas quadras (duas esquinas) são multados e perdem três pontos na carteira de habilitação, conforme estabelece o Art. 29, VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Onda Verde
A SMTT implantou a chamada “Onda Verde” no dia 20 de agosto. O projeto é associado à cor verde dos semáforos e a sincronia entre eles. A idéia é que quando o sinal estiver aberto para veículos em um determinado ponto da avenida, outros semáforos que estiverem mais adiante também sigam na sincronização do sinal verde. Dentre os benefícios, a Onda Verde favorece os usuários de veículos e trás mais segurança aos pedestres. O motorista precisa manter uma velocidade média de 50 km/h.

Além das avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, a SMTT também estuda a implantação desses semáforos sincronizados em outros pontos, como nas avenidas Tomás Espíndola e Gustavo Paiva. Os equipamentos que serão instalados foram locados por meio de um contrato com uma empresa responsável pela tecnologia.

No próximo dia 1º de outubro – quando é finalizada a fase experimental da Onda Verde -, uma campanha educativa será realizada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom). O intuito é aumentar o entendimento do projeto e torná-lo popular entre os motoristas ao consolidar resultados positivos.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate