Governador Teotonio Vilela apresenta proposta de transição de governo

Ele reuniu gestores estaduais e afirmou que seu sucessor encontrará um Estado estruturado
Governador Teotonio Vilela apresenta proposta de transição de governo

O governador Teotonio Vilela Filho reuniu na manhã desta segunda-feira (22), secretários, presidentes de órgãos e gestores de instituições estaduais para apresentar a proposta de modelo de transição de governo. O encontro ocorreu no salão Aquatune, no Palácio República dos Palmares, e foi o primeiro passo para o trabalho que visa entregar ao novo governador de Alagoas, de forma transparente e histórica, todas as informações sobre os projetos, programas e ações implementadas e as que estão em andamento no Executivo alagoano.

Teotonio Vilela também anunciou os nomes que vão comandar a equipe de transição. São eles: os secretários do Gabinete Civil, Álvaro Machado; de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana; de Gestão Pública, Alexandre Lages e o secretário da Fazenda, Maurício Toledo. O comando geral da comissão ficará a cargo do secretário Álvaro Machado. Em 10 dias úteis após o resultado final das eleições, Teotonio Vilela se reunirá com o governador eleito, a equipe de transição e os novos secretários para apresentar o documento contendo todas as informações sobre o Estado que o novo gestor encontrará.

Ao iniciar a reunião, o governador Teotonio Vilela destacou que a tradição é “que as transições sejam feitas de forma atabalhoada; numa ruptura como se o governo começasse de novo”. Ele disse, porém, que seu entendimento é diferente. “Não entendemos dessa forma. O governo muda, mas o Estado é o mesmo. Essa ruptura traz um prejuízo muito grande para a sociedade como um todo. Uma das virtudes que faz a diferença em nosso governo em relação aos demais é que nós temos um projeto de estado e é esse que vamos passar ao novo gestor”, afirmou.

Teotonio Vilela lembrou que quando assumiu o governo havia R$ 500 milhões em restos a pagar. Muito diferente da situação que o próximo governador encontrará em Alagoas. “Ainda esta semana estaremos em Brasília com missões do BID tratando de projetos que garantirão o financiamento de ações em diversas áreas sociais a serem contratadas ainda este ano. Vamos entregar o Estado ao nosso sucessor sem dever um real na praça; com os salários dos servidores absolutamente em dia, como sempre foi; com um projeto de governo onde cada secretaria participará da fase de transição para que o próximo governo tome ciência do que as secretarias e órgãos públicos estão realizando.

Esta também será uma marca histórica de nosso governo. Uma transição não pode ser improvisada; tem que ser preparada e é isso o que estamos fazendo, de forma republicana. Vamos entregar o Estado muito melhor do que encontramos”, disse. A secretária Poliana Santana fez a apresentação do modelo de transição. Apresentou todos os itens a serem postos em prática. “Este é um modelo que segue o que foi pedido pelo governador Teotonio Vilela, que nos solicitou um projeto exemplar, transparente, consistente e que dê visibilidade a isso. Enfim, um modelo de referência de boas práticas para outros governantes. Um legado de gestão do atual governo, liderado por Teotonio Vilela”, disse.

A secretária informou que foram consultados materiais disponibilizados pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), do Governo do Estado de São Paulo, referentes à transição de governo nos municípios paulistas. Também foram ouvidos relatos de experiências vivenciadas em Alagoas e Pernambuco. Os acertos, erros e recomendações na visão de participantes de transição desses governos. Destacou ainda a transparência do processo, através participação da imprensa; a uniformidade; cronograma de trabalho e objetividade.

Explicou que haverá agrupamento de secretarias e órgãos coligados; a estrutura funcional, com o governador no comando; estrutura física a ser disponibilizada e o marco legal do processo, que garantirá os princípios de responsabilidade e transparência da gestão pública, além do decreto que disciplinará, no período de transição de cada governo, a estrutura a ser disponibilizada e a nomeação dos integrantes da equipe de transição.

O secretário Álvaro Machado também destacou a importância do momento e solicitou o envolvimento e cooperação de todos os gestores para que, “de forma responsável e transparente, com ética e o compromisso que vai além desse momento específico possamos realizar uma transição bem feita para que o próximo governo possa dar continuidade à prestação dos serviços, projetos, programas e ações desenvolvidas neste governo. Não podemos de maneira alguma fazer com que a sociedade seja prejudicada enquanto o novo governo toma pé das ações. Temos que ter nivelamento de compromisso, responsabilidade para com todos e para todos como tem sido caracterizado o governo de Teotonio Vilela desde o início. Este momento nos serve não apenas para a transição em si, mas para ajustes de cada secretaria, de cada órgão”, observou.

“Temos que concluir esse processo com o compromisso que se sobrepõe a todo e qualquer outro compromisso”, disse Álvaro Machado. Ao finalizar a reunião, o governador Teotonio Vilela agradeceu a presença de todos, o trabalho e a colaboração dos gestores. Ressaltou sua satisfação em liderar um governo que resgatou a credibilidade do Estado junto a instituições internacionais e nacionais, ao governo federal, empresas e conseguiu atrair para Alagoas indústrias, hotéis, gerar emprego e renda e conquistar o respeito dos alagoanos em relação à gestão pública.

“Se o meu sucessor for responsável, será o melhor gestor da história de Alagoas. Encontrará um Estado estruturado; enxuto; sem dívida na praça e em condições de avançar mais. Por respeito aos alagoanos e ao trabalho de todos vocês temos o dever de fazer com que esse processo seja mais um marco na história deste governo”, finalizou.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate