Ações de conscientização marcam o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Ações de conscientização marcam o Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, que acontece nesta sexta-feira (29), será marcado por ações de conscientização promovidas pelo Núcleo de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Este ano a ação irá ocorrer no Centro Educacional Antônio Gomes de Barros (CEAGB), em Maceió, uma vez que o público alvo será os estudantes. Os jovens participarão de ações educativas e irão conferir a exibição de filmes, vídeos e spots informativos sobre os malefícios do tabagismo.

Também durante a ação, que irá ocorrer em tendas montadas em frente à 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), serão disponibilizados serviços de aferição de pressão arterial e medição da circunferência abdominal. Os estudantes também poderão realizar o Teste de Fergstrom, que avalia o grau de dependência da nicotina, além de serem orientados sobre como evitar o uso de produtos derivados do tabaco.

Em uma das tendas serão realizadas apresentações teatrais e musicais, jograis, paródias e poesias com a temática dos males do tabagismo. Também serão distribuídos panfletos informativos, que apresentam os males do tabaco e orientam como abandonar o vício do cigarro, que pode provocar mais de 50 doenças, entre elas o câncer de pulmão.

No período vespertino, a partir das 14 horas, será realizada uma mesa redonda sobre as doenças relacionadas ao tabaco, a exemplo das neoplasias e problemas do aparelho respiratório e do circulatório. A mesa redonda terá a participação do oncologista André Guimarães, do pneumologista Fernando Guimarães e do cardiologista Aliomar Lins.

Para realizar a ação no CEAGB, o Núcleo de Combate ao Tabagismo da Sesau firmou parceria com a direção da 15ª CRE, Núcleo de Saúde do Servidor da Educação e Programa de Saúde Escolar (PSE). O evento também contará com a participação de integrantes da Liga Acadêmica de Saúde Mental e Infectologia da Faculdade Maurício de Nassau e Liga Acadêmica de Oncologia da Uncisal e Curso de Enfermagem da Faculdade de Alagoas (FAL).

“Durante a ação os alunos irão apresentar trabalhos produzidos para as disciplinas de ciências e biologia, que tiveram como tema os malefícios do uso do tabaco. Para isso, realizamos palestras motivacionais com os professores, visando estimular seus alunos a trabalharem o tema”, informou a coordenadora do Núcleo de Combate ao Tabagismo da Sesau, Vetrúcia Teixeira.

Interior

Já no interior, irão ocorrer ações em Matriz do Camaragibe, Girau do Ponciano, Pilar, Rio Largo, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Ibateguara. Em Matriz, irão ocorrer palestras nas escolas municipais, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), oficinas com gestantes, panfletagem e ações de fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal.

Em Girau do Ponciano, o Dia Nacional de Combate ao Fumo será marcado por uma panfletagem na principal via de acesso do município, cujo público alvo será os motoristas, motociclistas e pedestres. Já em Pilar, serão realizadas palestras nos Núcleos de Atenção à Saúde da Família (Nasfs) e nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Ainda de acordo com Vetrúcia Teixeira, o Dia Nacional de Combate ao Fumo irá tratar da regulamentação do artigo 49 da Lei Federal 12.546/11, através do Decreto 8262/14, que trata dos Ambientes 100% Livres de Fumo, Proibição da Propaganda nos Pontos de Venda e ampliação até o ano de 2016 das advertências sanitárias nos pacotes de cigarros. “Essa definição está alinhada com os Artigos 8º, 11º e 15º da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, primeiro tratado internacional de saúde pública, negociado por 192 países”, informou.

De acordo com a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo da Sesau, a boa notícia é que, nos últimos seis anos, houve uma redução de 20% de brasileiros que deixaram o vício do cigarro, enquanto que em Alagoas a redução foi 36%. Os dados foram pesquisados pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde (MS), que colocou o estado como o oitavo do Brasil que mais reduziu o uso do tabaco.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate