Renan Filho quer juros da dívida pública aplicados na educação

Em sabatina no Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de Alagoas (Creci/AL), realizada na manhã desta quinta-feira, 20, Renan Filho anunciou que vai solicitar à presidente Dilma Rousseff que reverta em investimentos na educação estadual os valores dos juros pagos pelo Estado ao governo federal.

O candidato a governador de Alagoas pela coligação Com o Povo pra Alagoas Mudar afirmou que a dívida pública do Estado de Alagoas é impagável. Só com gastos com pessoal,compromissos e previdência, a máquina pública alagoana dispende R$ 5,2 bilhões.

Com baixo poder de investimento, Renan Filho negociará o indexador da dívida pública, que suga R$ 600 milhões por mês, em pagamento de juros, para um índice menor que derrube os juros e abra espaço para renegociar a dívida. Em outra frente, o deputado federal vai propor à presidente Dilma a reversão dos juros pagos por Alagoas para a educação.

“Vamos propor que o governo federal reverta a dívida de Alagoas, que é pequena para a União. Deixo claro que não é anistiar, é direcionar os valores pagos à União, por meio dos juros, que estes valores voltem para o Estado e sejam direcionados para estruturar a educação de Alagoas”, frisou Renan Filho.

Em outro momento, para sanar outro obstáculo do Estado, Renan sugere que cada empréstimo firmado pelo governo alagoano deve ter um percentual para capitalizar a previdência.

Questionado sobre como recuperar a educação do Estado, o candidato citou que vai instalar o programa “Acelera”, que vai pôr em turmas especiais alunos com dificuldade no aprendizagem da leitura. Em outra frente, o “Se liga”, projeto que vai dar novas ferramentas de aprendizagem ao ensino básico. “Só com a educação forte poderemos desenvolver Alagoas”, destacou Renan Filho.

Marcio Raposo, empresário de sucesso no ramo imobiliário, desabafou dizendo que já tinha ouvido diversos candidatos a governador ao longo dos anos, porém reconhece que para resgatar Alagoas “é preciso disposição, e só um cara jovem como você pode conseguir isso. Meu voto é seu. E com o auxílio do presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, podemos fazer muito mais”.

Vilmar Pinto, presidente do Creci/AL, ressaltou que Renan Filho tem tudo para ser um dos melhores governadores do Estado. “A responsabilidade dele é com 3 milhões de alagoanos e sei que dará conta disso”, pontuou o líder de uma categoria que, segundo afirmou, “não vende apenas imóveis, vende qualidade de vida”.


Assessoria

Descrição do autor

Tatiane Gomes

Ainda não há comentários.

Participe da conversa