TVs divulgam duas pesquisas eleitorais de Alagoas no dia 14

TVs divulgam duas pesquisas eleitorais de Alagoas no dia 14

No mesmo dia e, praticamente, na mesma hora. A divulgação das duas pesquisas eleitorais registradas no TRE/AL, para apurar a preferência do eleitor alagoano em relação a disputa para a presidência da república, governo do Estado e Senado acontece nesta quinta-feira, 14, nas duas maiores emissoras de TV do Estado.

A TV Pajuçara contratou pesquisa da “Empresa de Pesquisas Técnicas Ltda”, instituto regional, que é conhecido como Exxata e já fez pesquisas em Maceió, nas eleições municipais de 2012. Serão 1,2 mil entrevistas realizadas entre os dias 6 e 11 de agosto. O valor da pesquisa é de R$ 45 mil.

A expectativa era que essa pesquisa ficasse pronta nesta segunda-feira ou nesta terça-feira, 12. Na tarde de hoje o diretor executivo da emissora, André  Vajas, informou que a divulgação será realizada somente no dia 14, isso  porque o instituto contratado vai precisar deste prazo para tabular os dados.

“Devemos ter as informações já na manhã do dia 14 e estamos decidindo qual o melhor horário para a sua divulgação, mas é provável que ocorra no telejornal da noite”, explicou.

Já a TV Gazeta de Alagoas contratou o Ibope Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda, maior instituto de pesquisas do Brasil.  Serão 812 entrevistas. O valor do contrato é de R$ 54 mil. A pesquisa será realizada, em campo, entre os dias 10 e 14 deste mês e a divulgação, segundo informações da diretora de jornalismo da emissora será feita também no dia 14, no telejornal AL TV 2ª Edição.

Inclusão

Como informado anteriormente, a pesquisa contratada pela TV Pajuçara não incluiu o candidato do PSDB ao governo, Júlio Cézar, que teve pedido de registro apresentado no TRE somente na noite do dia 5 deste mês.

Já a pesquisa do Ibope inclui o nome do candidato, o que vai dar uma visão mais completa do impacto do lançamento da candidatura em substituição a de Eduardo Tavares.

Termômetro

As duas pesquisas vão mostrar anda a preferência do eleitorado de Alagoas em relação as eleições de presidente, de governador e de senador poucos dias antes do início do guia eleitoral (19 de agosto). Os resultados, claro, deverão ser utilizados pelos candidatos, seja  comemorando  ou protestando.

Vale lembrar q pesquisa é apenas um “retrato” do momento e não define eleição.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate